Agência Fluvial completa 39 anos de atuação em Parintins

A Agência Fluvial de Parintins completa nesta segunda-feira, 39 anos de fundação. Na manhã de hoje, o capitão-tenente José Carlos de Sá emitiu boletim informativo onde destaca a data comemorativa, reconhecendo todos àqueles contribuíram para a criação da instituição no município.

39º Aniversário de Ativação da Agência Fluvial de Parintins

Hoje a Agência Fluvial de Parintins completa 39 anos, neste momento de grande júbilo, faz-se mister lembrar um pouco de sua história e daqueles que contribuíram no passado para o sucesso de nosso presente e para a perspectivas de nosso futuro.

 Criada pelo Decreto nº 83.570 de 12 de junho de 1979, com a denominação inicial de Agência da Capitania dos Portos dos Estados do Amazonas e do Acre e dos Territórios Federais de Rondônia e Roraima, subordinada, a época, ao Comando do 4º Distrito Naval em Belém, foi ativada em 23 de setembro de 1980 pela Portaria nº 0298 do Ministro da Marinha, tendo como seu primeiro Agente o então 2º Tenente Auxiliar da Armada Antônio Moreira.

Atualmente, subordinada diretamente à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental em Manaus, a Agência Fluvial de Parintins, localizada no baixo amazonas, tem sob sua responsabilidade a jurisdição dos municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá e Parintins, atuando na malha fluvial da região, tendo como nobre missão de zelar pela Segurança da Navegação, a Salvaguarda da Vida Humana nos rios e afluentes e a prevenção contra poluição hídrica.

 Em seus trintas e nove anos de existência, a Agência Parintins sempre esteve presente nos grandes acontecimentos da Ilha Tupinanbarana, como é conhecida, a capital nacional do Boi Bumbá, não só pelo seu exuberante Festival, realizado anualmente no final do mês de junho, recebendo milhares de turistas, em sua maioria trazidos em embarcações, mas também, pela alegria e acolhimento, característica de sua população.

Para alcançar esta salutar interação destaco, por dever de justiça, o trabalho de todos aqueles que aqui serviram, homens e mulheres, comprometidos e abnegados, que com seus esforços e sacrifícios pessoais prestaram serviço à pátria e particularmente a esta Organização Militar.

 Na nobre missão desta Agência Fluvial, cabe destacar, alguns números que mostram nossa atuação no ano de 2018 e do presente ano, onde destaco:

– 5.335 abordagens durante as Inspeções Navais em 2018, configuradas em verificar as condições de segurança das embarcações, bem como a habilitação dos tripulantes;

– 321 despachos de embarcações; MARINHA DO BRASIL 

663360.000333/2018-05

– conclusão de 11 turmas do Curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas, no ano de 2018, totalizando 307 novos profissionais;

– Conclusão do Curso de Adaptação de Aquaviários – Enfermeiros e Cozinheiros, com mais 30 novos profissionais em 2019.

– Em andamento, o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial de Convés com 30 alunos; e também em andamento, o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial de Máquinas com 30 alunos.

Essas estatísticas refletem a vocação fluvial dessa região do baixo amazonas e tornam as ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário imprescindíveis e desafiadoras, implicando esforço, empenho e dedicação dos profissionais lotados na Ag. Parintins e fundamentam a preocupação com a orientação e instrução, como bem desenvolvidas com os Projetos Segurança da Navegação nas Escolas, que alcançou, no ano passado o expressivo número de 1.720 ouvintes nas instituições de ensino em toda a área de nossa jurisdição, tendo como objetivo conscientizar os jovens da importância do uso de coletes salva-vidas, alcançar a noção da prevenção e a consequente redução de acidentes de navegação.

 Todo o êxito alcançado não seria possível, não fosse à presença de uma Tripulação aguerrida, coesa, compromissada, composta por militares preparados para as suas atividades e preocupados em bem atender os nossos “clientes”. Enalteço, também, o alto nível de profissionalismo e comprometimentos desses bravos guerreiros, além do agradável ambiente de trabalho. Assim, agradeço a todos os componentes de nossa Organização Militar, que, apesar do crescimento do volume de serviços prestados à comunidade fluvial, mantém o elevado padrão, alçando, inclusive posição destacada no ranking do Prêmio Diretoria de Portos e Costas de Qualidade/2018, sendo considerada a segunda melhor Agência do Brasil.

 Expresso minha gratidão pelo apoio e amizade de todos aqueles que de alguma forma ajudam a incutir na sociedade local, a consciência da segurança da navegação nos nossos rios e afluentes, alcançando redução significativa nos índices de acidentes e incidentes em nossas águas jurisdicionais. Meu muito obrigado.

De forma especial gostaria de externar minha consideração e apreço a todos os membros de nossa querida Sociedade Amigos da Marinha em Parintins, que tem demonstrado o amor e a dedicação à Marinha, sempre presentes em todos os momentos, aproximando a sociedade civil das atividades de nossa Agência Fluvial.

 Por dever de justiça, agradeço a todos os Amigos da Agência, e hoje especialmente aos novos componentes, que demonstraram a consideração, o apreço e a participação em nossa instituição, onde os laços de amizade e respeito são intensificados e perpetuados, aproximando cada vez mais a Marinha do Brasil com a Sociedade e seus representantes. MARINHA DO BRASIL 

A todas as Autoridades presentes, amigos, a família naval, aos recém formandos do Curso de Formação de Aquaviários e suas famílias, que abrilhantam esta cerimônia, agradeço em nome da Agência Fluvial de Parintins suas presenças. Muito obrigado!

Agência Fluvial de Parintins, parabéns e sucesso sempre!

 “VIVA A MARINHA, VIVA O BRASIL”

 

SOAMAR PARINTINS

Foto: SG Éverton Santos Mata

você pode gostar também