Aniversário de PIN

Gelson Moraes fala das inaugurações do final de semana

Há anos os moradores sofriam pela falta d'água.

Na sessão ordinária dessa Terça-feira, 24 de setembro, o vereador Gelson Moraes (PSD) enfatizou a inauguração do novo bombeamento de água no Bairro da União, em resposta a requerimento de sua autoria, apresentado na tribuna da Câmara Municipal. Há anos os moradores sofriam pela falta d’água e nesse fim de semana foram contemplados com o novo sistema, facilitando assim a vida de todos na localidade. O parlamentar também falou sobre as inaugurações das escolas Municipais da comunidade Evangélica Betel – Lago da Valéria e da Escola Municipal da comunidade Nossa Senhora das Graças.

CÂMARA MUNICIPAL DE PARINTINS

RELEASE – 24 DE SETEMBRO DE 2019 (TERÇA-FEIRA)

O vice-presidente da Câmara, vereador Tião Teixeira (PTB) O vereador Tião Teixeira (PTB) teve duas proposituras aprovadas por unanimidade. O primeiro requerimento foi encaminhado ao prefeito de Parintins, Bi Garcia, em caráter de urgência, para solicitar celeridade no início da obra da nova Escola Municipal São Sebastião do Jará. No segundo requerimento, Tião Teixeira pediu à Secretaria Municipal de Educação (Semed) o conserto do motor de geração de energia da escola da comunidade São Sebastião do Boto..

O vereador Afonso Caburi (PTB) falou sobre avanços do setor da saúde no Caburi. O Posto de Saúde “Denizal Pereira” passou por reforma completa, substituição e instalação de equipamentos e aguarda a contratação de profissional em odontologia. Na semana passada, apresentou Requerimento para compra de motor de popa para a ambulancha que atende o Distrito e foi informado pelo Prefeito Bi Garcia (PSDB) que a aquisição está em andamento. O edil apresentou requerimento solicitando ao a contratação de outro médico ou renovação do contrato com Dra. Tereza Cristina, visto que o anterior encerra dia 30 deste mês.

O vereador Cabo Linhares (Patriota) requereu Sessão Especial em homenagem aos Guardas Municipais pelos relevantes serviços prestados à comunidade parintinense. O militar apresentou Indicação ao deputado estadual Cabo Maciel (PL), solicitando emenda impositiva para construção de uma quadra poliesportiva coberta para a Escola Municipal Marcelino Henrique, na comunidade Santa Rita da Valéria. O parlamentar apresentou outro Requerimento ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), para levantamento da tubulação que chegue água nas casas dos moradores de Aparecida do Panauarú.

O vereador Bertoldo Pontes (PSL) apresentou a Indicação de n° 89/2019, ao Departamento  Nacional  de Infraestrutura de Transporte (DNIT), para manutenção das bombas de incêndios e das amarras que sustentam as  balsas e os elos de ligam as balsas flutuantes do porto de Parintins. Com Requerimentos verbas, solicitou instalação de luminárias na orla da Francesa e tela de proteção nas quadras da Praça dos Bois para não causar acidentes aos condutores que ali passam. Em uma conversa com o Prefeito Frank Bi Garcia (PSDB), solicitou que seja feita uma Escola na comunidade de Vila Nogueira.

A vereadora Nega Alencar (PSD) apresentou o Projeto de Lei nº 56/2019, que dispõe sobre a transmissão, ao vivo e via internet, das licitações dos poderes Executivo e Legislativo. A população pede maior transparência com o erário público. Em atendimento ao pedido e em consonância à Lei de Acesso à Informação, apresentou a proposta que visa ser uma “nova ferramenta de fiscalização aos cidadãos”. A metodologia já é adotada em algumas localidades brasileiras, pontuadas na justificativa da legisladora. Nega obteve apoio e a aprovação do Projeto foi unânime pelos vereadores presentes na Sessão Ordinária.

O vereador Renei Mocambo (PR) falou que o campo esta dentro de projeto da prefeitura desde 2017 e que na noite desta segunda-feira (23/09), o prefeito Bi Garcia fez a pré-inauguração. Renei apresentou a prefeitura Municipal de Parintins um novo projeto social do Mocambo, com qual trabalha com crianças e jovens, entre 10 e 16 anos. Esse projeto foi criado há um mês e tem o objetivo de tirar crianças e jovens da ociosidade, bem como proporcionar saúde e lazer por meio da prática do esporte.

A vereadora Vanessa Gonçalves (PROS) apresentou demandas das comunidades rurais Palhal e Santa Terezinha do Caburi. Para Santa Terezinha do Caburi, solicitou a manutenção de computadores, caixa d’água e construção de um poço artesiano. Também para a Comunidade Palhal foi requerido o mesmo sistema de distribuição de água para os comunitários, além de informações sobre a construção da Escola Municipal São Francisco e reparos na rede de iluminação pública. Como Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, a vereadora protocolou Ofício às empresas de telefonia móvel que atuam em Parintins.

O vereador Beto Farias (Podemos) requereu à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parintins Audiência Pública para apresentação do relatório de execução orçamentária e financeira da Prefeitura Municipal de Parintins referente ao primeiro quadrimestre de 2019. Apresentou também Requerimento à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), solicitando uma ambulancha para conduzir pacientes de emergência da Região da Valéria, Comunidade do Parintinzinho. Serão beneficiadas ainda cinco comunidades da Costa do Itaboraí e duas comunidades do Paraná de Baixo.

Assessoria de Imprensa da CMP

você pode gostar também