Marinha festeja 39 anos da Agência Fluvial de Parintins

O agente, capitão-tenente José Carlos de Sá abriu o evento com a leitura da Ordem do Dia.

Na noite deste sábado, 28/09 no Restaurante Du Preto Eventos aconteceu a cerimônia de comemoração aos 39 anos da Agência Fluvial de Parintins e contou com a presença de autoridades militares, Amigos da Marinha e familiares.

Criada pelo Decreto nº 83.570 de 12 de junho de 1979, com a denominação inicial de Agência da Capitania dos Portos dos Estados do Amazonas e do Acre e dos Territórios Federais de Rondônia e Roraima, subordinada, a época, ao Comando do 4º Distrito Naval em Belém, foi ativada em 23 de setembro de 1980 pela Portaria nº 0298 do Ministro da Marinha, tendo como seu primeiro Agente o então 2º Tenente Auxiliar da Armada Antônio Moreira.

O agente, capitão-tenente José Carlos de Sá abriu o evento com a leitura da Ordem do Dia, destacando o êxito dos trabalhos, recordando os que contribuíram para a instalação da Agência que atua em Parintins, Nhamunda, Barreirinha e Boa Vista do Ramos.

“Por dever e justiça destaco todos que aqui serviram homens e mulheres comprometidos e abnegados, que com seus esforços e sacrifícios pessoais prestaram serviço a Pátria e a está organização militar”, disse o Capitão.

Durante a cerimônia a  senhora Lucenilda Kimura Coimbra, foi agraciada com a Medalha Amigos da Marinha. O Presidente da Soamar/Parintins Nelson Brelaz, deu boas-vindas a nova soamarina, que se une ao grupo de pessoas da sociedade civil que prestam apoio a Marinha do Brasil em Parintins.

Também foram agraciados com o Diploma Amigos da Agência de Parintins, a 3ª Companhia de Bombeiro Militar de Parintins e a senhora Cristiane Pantoja diretora da empresa Multicursos.

29 novos aquaviarios receberam o Diploma de Conclusão do Curso de Formação de Aquaviarios Auxiliar de Convés e Máquinas. O aluno com melhor aproveitamento no curso foi Nelciro Alfaia.

O capitão encerrou a cerimônia dirigindo mensagem aos concludentes dos cursos, aos agraciados com medalhas e reconheceu o apoio do Grupo Escoteiro do Mar “Euler Santana”.

Josene Araújo

Diretora de Comunicação Soamar/Parintins

você pode gostar também