São Sebastião do Boto é a primeira comunidade de Parintins beneficiada com o Salta Z

O projeto, que utiliza tecnologia criada pela FUNASA, coleta água do rio Amazonas, a purifica e distribui aos moradores. Inicialmente, 14 comunidades serão beneficiadas.

A Prefeitura de Parintins, com apoio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Governo do Estado, iniciou na última segunda-feira, 30 de setembro, a implantação do programa Salta Z na área rural do município. O projeto, que utiliza tecnologia criada pela FUNASA, coleta água do rio Amazonas, a purifica e distribui aos moradores. Inicialmente, 14 comunidades serão beneficiadas.

A implantação do Salta Z no São Sebastião teve a participação de comunitários, do prefeito Bi Garcia, vice-prefeito Tony Medeiros, FUNASA, secretários municipais e vereadores.

O técnico em saneamento ambiental da FUNASA, Venceslau Marinho, garante que o Salta Z fornece água tratada que vai melhorar a qualidade de vida dos moradores e evitar doenças ocasionadas por água não tratada. “Esse programa é uma tecnologia desenvolvida pela FUNASA com o objetivo de diminuir a incidência de doenças por veiculação hídrica, principalmente a diarreia infantil”, completa.

Para o coordenador da comunidade São Sebastião do Boto, Francisco Paulo, a implantação do projeto Salta Z nas comunidades só foi possível pela articulação do prefeito Bi Garcia. Ele salienta a importância do programa para os moradores. “Água é vida. Foi uma coisa muito boa porque vamos tomar água sabendo que ela vai fazer bem para nós. É um sinal de desenvolvimento de nossa comunidade”, comenta.

Bi Garcia, prefeito de Parintins, comenta que, inicialmente, a Prefeitura conquistou 14 sistemas de tratamento junto à FUNASA. Segundo ele, o Município trabalhará para expandir o projeto a todas as comunidades de várzea. “Nós vamos conquistar mais investimentos e espero que até o final do ano que vem possamos estar com as 36 comunidades com o programa Salta Z instalado e oferecendo água potável às famílias que moram nas áreas de várzea de Parintins”, exalta Bi Garcia.

 

SECOM

Fotos: Yuri Pinheiro

você pode gostar também