Vereador Gelson Moraes destaca a falta de transparência das verbas dos Bumbás de Parintins.

O Curral do Caprichoso está com sua luz cortada a mais de 1 mês (Foto: Carlos Frazão/JI)

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (30/09), o vereador Gelson Moraes (PSD) pautou sobre as Associações Folclóricas de Parintins e os problemas que vêm ocasionando pela falta de pagamento de fornecedores e trabalhadores. Pontuou como consequência que alguns patrimônios têm ido a leilão, bem como que os patrocinadores do evento possam não destinar mais verbas. Gelson requer transparência e providências sobre todos os investimentos que vêm e não estão sendo encaminhados aos lugares devidos.

CÂMARA MUNICIPAL DE PARINTINS

RELEASE – DIA 30 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

A vereadora Vanessa Gonçalves (PROS) prestou contas de agenda parlamentar em Manaus. Em reunião com a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), elencou as proposituras apresentadas no Parlamento de Parintins que visam o orçamento de 2020, na visita à sede da Amazonas Energia obteve informações a respeito das reivindicações da população quanto aos constantes apagões, continuidade do Luz Para Todos e cobranças indevidas após interrupção do serviço. No dia 27 de setembro, a edil participou da celebração de dois anos da União dos Vereadores do Estado do Amazonas (UVEAM) e realizada audiência sobre segurança pública.

O vereador Beto Farias (Podemos) agradeceu a todos que participaram da Sessão Especial em homenagem à Representação do Município de Parintins em Manaus. Beto expôs que se alegrou ao ouvir de uma das pessoas que foram beneficiadas que a Representação foi mais que uma equipe de trabalho. Para ela, foi como uma família. O parlamentar disse que a homenagem foi merecida e que, dia após dia, vai contribuir na luta para que a Representação tenha ainda mais capacidade para ajudar os parintinenses. Beto Farias abordou ainda falta de os apagões em certos horários e o péssimo serviço de telefonia.

O vereador Renei Mocambo (PR) categorizou como “um absurdo” os valores cobrados nas contas de energia elétrica, tanto na zona rural quanto urbana. Ao falar sobre o temporal da sexta-feira (27/09), relatou que atingiu o Distrito de Mocambo porque ficou sem energia elétrica até 10 horas da manhã do dia seguinte. Com o problema, a população verificou que os geradores não tinham bateria. Outro assunto tratado pelo parlamentar foi sobre sua viagem até a capital amazonense, onde cumpriu agenda com a Deputada Alessandra Câmpelo (MDB) e o Secretário de Estado de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), Sr. Caio André.

O vereador Cabo Linhares (Patriota) apresentou Indicação ao deputado estadual Cabo Maciel (PR), no sentido de solicitar, através de emenda impositiva, a compra de uma Patrulha Agrícola Mecanizada para o município de Parintins, a fim de atender o programa “Parintins Produtiva”. Linhares disse que a patrulha mecanizada é de suma importância para dar apoio e execução ao programa “Parintins Produtiva” vindo assim, a incentivar e fortalecer as famílias que trabalham na produção agrícola, gerando emprego e renda no município.

O vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Tião Teixeira (PTB) requereu à Prefeitura de Parintins a implantação do Programa Água no Jirau, na comunidade São João da Nova Esperança, no Zé Açú. De acordo com o vereador, os alunos não consumem água potável, porque o poço artesiano, construído pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), fica distante do centro comunitário, cerca de dois quilômetros. “Durante sucessivas visitas, constatei a necessidade de um sistema de abastecimento de água na comunidade”, afirmou.

A vereadora Nêga Alencar (PSD) obteve aprovação unânime para o Projeto de Lei 58/2019, de sua autoria. O documento dispõe a sobre a proibição da suspensão do serviço de fornecimento de energia elétrica e de água no município de Parintins. O não cumprimento do previsto na lei implicará no pagamento de multa e os recursos financeiros, oriundos da aplicação das multas, serão destinados a melhorias nos serviços de fornecimento de energia elétrica e de água do município.

O vereador Bertoldo Pontes (PSL) com a Indicação de n° 91/2019, encaminhada ao Deputado Federal Sidney Leite (PSD), solicita que interceda junto ao Órgão Federal DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), para que seja feita a manutenção das bombas de incêndios, das amarras e os elos que ligam as balsas flutuantes do porto de Parintins. O parlamentar comentou sobre conversa via celular com o Deputado em que tratou sobre o racionamento de energia em Parintins.

O presidente da Câmara, vereador Telo Pinto (PSDB), apresentou Requerimento Verbal à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), para solicitar a raspagem da vegetação da Rua 6 do Bairro União e recobertura com aterro para aumentar a altura da pista. O parlamentar requereu também Moção de Aplausos e Parabenizações ao empresário Erick Azevedo Cavalcante. A propositura é em virtude da empresa de sua propriedade, a ArtLeite vencer o concurso de melhor queijo coalho durante amazonense durante a 3ª Feira de Agronegócio Nilton Lins.

Assessoria de Imprensa da CMP

você pode gostar também