Achado histórico na Prefeitura de Parintins. Documentos com mais de 100 anos

Foram encontrados pelo setor de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura de Parintins, documentos com mais de 100 anos. Nos arquivos constam documentos e atas que datam o ano de 1917, período da intendência em Parintins, 1959, 1960, 1964 até 1971, período que permeia o regime militar no Brasil.

Os arquivos foram encaminhados para a Secretaria de Cultura e Turismo e irão passar pelo processo de recuperação. “Vamos pegar uma equipe que já trabalha com isso que é o Instituto Memorial de Parintins justamente para ver importância histórica e política desses documentos e dependendo de como vamos organizar o Museu de Parintins, esses arquivos podem fazer parte do acervo. São documentos que datam deste o ano de 1917, então é superimportante todo cuidado e procedimento necessário para não perder o que foi encontrado”, enfatizou a secretária Karla Viana.

As peças agora passarão por um processo higienização, serão escaneadas para a realização da leitura onde serão selecionados os pontos importantes e posteriormente expostos no museu de Parintins, futuramente situado no Palácio Cordovil.

 

Bruna Karlla

SECTUR/SECOM