Campanha Caburi

Aleam homenageia representantes de movimentos culturais no Dia do Folclore

A proposta, de iniciativa dos deputados Saullo Vianna (PPS) e Sinésio Campos (PT), teve como objetivo reforçar o compromisso da Aleam com a cultura local na data em que é celebrada o Dia do Folclore.

Representantes de diversos segmentos culturais e folclóricos do Amazonas foram homenageados durante Sessão Especial realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta quinta-feira, 22.

Saullo Vianna, presidente da Promoção Social e Cultural da Aleam, fez questão de ressaltar que cresceu dentro de um dos movimentos folclóricos mais importantes da nossa cultura, o Festival de Parintins.

“Tenho uma história com a cultura e o folclore que começou dentro do boi bumbá de Parintins, com o meu pai. As manifestações folclóricas de um povo vão muito além das questões de lazer, elas contam histórias, tradições e ainda ajudam na economia. Gratificante dividir junto com deputado Sinésio Campos essa homenagem a todos que dedicam suas vidas diariamente para manter tradições vivas”, disse Saullo.

Sinésio Campos lembrou, que desde o primeiro mandato como deputado estadual, nunca deixou de prestigiar os movimentos folclóricos na capital e no interior do Estado. “Mais uma vez a Aleam abre as portas e reconhece aqueles que fazem de fato a cultura e o folclore no Amazonas. Nossas manifestações culturais e festivais têm que ser mais prestigiados e valorizados

Saullo disse que já tramita na Aleam, Projeto de Lei de sua autoria que garante incentivo à cultura no Estado. “Queremos deixar um legado para toda a cultura do Amazonas, que ainda não tem uma lei que incentive empresas em investirem mais nas nossas manifestações folclóricas. Vai ser uma grande conquista para todos que se dedicam diariamente em fortalecer a nossa cultura”, avaliou.

Foram homenageados e receberam certificados em reconhecimento ao papel de destaque na cultura local : Boi Bumbá Galante de Manaus, Boi Bumbá Brilhante, Boi Bumbá Tira Prosa, Dança Nordestina Cabras de Lampião, Dança Nordestina Descendentes de Lampião, Dança Nacional Afro Brasileira, Ciranda da Visconde, Cacetinho Manaós, Dança Rancho Luso-Brasileira, Quadrilha Minha Deusa na Roça, Quadrilha Tradicional Chamegando Nhô Chico, Dança do Café, Festival da Vila da Prata, Festival Marquesiano, Dança AlKarat, Quadrilha Flor de Liz.

Assessoria Deputado Saullo Vianna

você pode gostar também