Amizade é combustível para apresentação de Mini Bumbás

Com o corte por parte da Prefeitura Municipal de Parintins no repasse dos recursos destinados a construção da apresentação dos Mini Bumbás, resultou na amizade de diretores e no amor a brincadeira dos jovens artistas para a realização da festa esse ano. O Presidente do Mini Caprichoso, Adriano Mourão ressalta que “estamos trabalhando com o amor pela brincadeira e a amizade que temos com os jovens artistas. Porque com a verba que o Prefeito Alexandre da Carbrás repassou pra nós só deu pra pagar algumas dividas que tínhamos do ano passado. Então eu acho isso um absurdo porque essa festa folclórica faz parte do calendário de Cultura de Parintins, e sabemos que existe verba destinada para ela”.

De acordo com o Presidente do Mini Garantido, Nalvo Matos “embora o Mini Boi trabalhe como referência as crianças, existem profissionais adultos, como os soldadores e as pessoas que trabalham com a cola de sapateiro, porque as crianças não pode se envolver com esse material, além da banda musical, e isso requer valores”. Ele conta ainda que infelizmente o repasse não dá para cobrir essas despesas e ficamos meio sensibilizados pelos nossos artistas pelo valor não suprir as nossas necessidades. “É como se houvesse uma desvalorização da nossa cultura e da nossa arte”, disparou.

 

Desabafo

 

“Os dois Mini Bois não tenho duvida que farão uma belíssima apresentação como todos os anos, sabemos que o País e Parintins está em crise, mas se existe um calendário cultural queremos mostrar uma coisa que preste, nossa ‘brincadeira’ merece respeito e mais responsabilidade, porque é daqui que sairão os futuros artistas de Garantido e Caprichoso. Se com R$ 5.000,00 já não dava, imagina agora com R$ 3.000,00”, destacou o Presidente do azul, Adriano Mourão.

 

Mini Caprichoso

 

Com o tema Guardiões da Floresta, o Mini Bumbá azul e branco na primeira noite trará para a mesa de apresentação os entes da mata e os guardiões da floresta, trazendo seres como Curupira, bicho folharal, o gigante juma e a Iara. Na segunda noite, as crianças azuladas darão ênfase à fé do Parintinense em Nossa Senhora do Carmo, e da protetora dos lagos e igarapés com a cobra grande. Estamos focados em reconquistar o título em 2015.

 

Mini Garantido

 

Com o tema: Mini Garantido 25 anos celebrando seu aniversário em bodas de prata. O boizinho do Bairro Dejard Vieira abre o Mini Festival em busca do bicampeonato. Em duas noites, a apresentação contará história, desde a origem, emoções e as paixões pelo Mini Bumbá e pelas cores vermelha e branca mostradas através de bonecos.

 

A Festa

 

Esse ano, a festa só se realizará graças aos Presidentes de Caprichoso (Joilto Azedo) e Garantidos (Adelson Albuquerque) que com a falta de recurso e da rivalidade dos bois, se sensibilizaram e cederam galpão, curral, e o material, relatou os Presidentes dos Bumbás. “Até a premiação do campeão do festival ele retirou”, informou o Presidente do vermelho, Nalvo Matos.

A apresentação inicia nesta sexta-feira, 28, e acontece no lado azul da Praça dos Bois. Mesmo sem o corte nos recursos destinados aos bumbás, uma grande estrutura foi montada para a apresentação. O evento é promovido pela Secretária de Cultura e Turismo (SECTUR) em parceria com a Prefeitura Municipal de Parintins.

 

Kedson Silva/JI

 

você pode gostar também