Gov-01
Navegando pela Categoria

Aroldo Bruce

‘Novo’ Oeste?

A mudança é apenas na troca da palavra 'velho' pelo 'novo' oeste, mas o derramamento de sangue é o mesmo. Os bilhetes com os nomes das vítimas continuam. Emboscadas e recompensas seguem o mesmo enredo do 'velho' oeste do século XIX. Se bem que cavalos deram lugar as motos, chapéus a capacetes,…

Quanta estupidez no trânsito…

É revoltante ver tanta barbaridade no trânsito de Parintins. Homens e mulheres alcoolizados, na direção de veículos abusam, atropelam e matam pessoas. Muitas vezes não acontece nada com eles. Essa impunidade também é uma sacanagem que incentiva o crime. Os finais de semana são sangrentos, marcados…

“Não jogue lixo neste local”, mas o povo joga…

Quando não existe respeito, a tendência é que tudo vire caos. Os anúncios nas esquinas de ruas, praças, lado de muros (não jogue lixo neste local) alertam,  entretanto, a obediência é zero. Dia, noite e madrugada o lixo é jogado na cidade.   Geralmente, esta ação é praticada por pessoas mal…

Lá se foi o “cobra-grande”

Se ainda não ouviu, ouça. As histórias de pescador são belíssimas. Elas têm riquezas de humor, inventividade e doses e doses de mentirinha (rs). Isso, porém, é outra história. A cobra-grande é uma lenda que faz parte das histórias do pescador da Amazônia. Nos duelos, nas noites quentes enluaradas ou…

Eita arigós fi-duma égua…

Se orientais, europeus, gregos e americanos fincaram raízes neste chão, um tanto de arigós também. A rua João Melo é prova disso. Homens, mulheres e crianças - fugidos dos impiedosos castigos dos sertões nordestinos -, chegaram com malas abarrotadas de sonhos e mudança de novas…

Una docita…

São muitas histórias e uma mais divertida do que a outra. Os protagonistas, dessas histórias, são os pinguços da ilha: aquela turma dependente da cachaça. Os caras bebem, estão porres, quase não conseguem andar, mas querem mais uma dose. Tornam-se pedintes e ficam pelas ruas sujos,…

Na porta do presídio: coitada daquelas mulheres…

São mães, esposas, filhas e noras que se aglomeram na porta do presídio, parecendo escravas, cumpridoras de horários e obrigadas a cuidar dos encarcerados. Com marmitas, peças de roupas, materiais de higiene e com algum mimo: são pontualíssimas. As vejo todos os dias. Coitadas, elas gozam de…

Perfis distintos e ousados

A era Babá Tupinambá e Fábio Cardoso, presidentes dos bois Caprichoso e Garantido respetivamente, está marcada por desafios, habilidade e ousadia. O título de melhor gestor, pelo fato de ser vencedor na arena, é direcionado para o lado azul: dois títulos em três anos. Com essas perdas o Garantido…

O maior teatro a céu aberto do mundo abrirá as cortinas

O palco da grande festa (Foto: Yuri Pinheiro) As duas maiores expressões culturais do norte do país, Caprichoso e Garantido, irão encenar mais um espetáculo de cores, poesias, rivalidade e talento. O grande teatro a céu aberto abrirá suas cortinas vermelhas e azuis para o qualificado…