Estado

Bi Garcia é reeleito para mais 4 anos em Parintins

Votação histórica consagra reeleição de Bi Garcia, em Parintins.

Com uma votação histórica, Bi Garcia (DEM) se consagrou prefeito de Parintins pela quarta vez neste domingo, 15 de novembro. A chapa de Bi Garcia e Tony Medeiros recebeu mais de 60% dos votos válidos.

Bi Garcia e Tony Medeiros foram reeleitos com mais de 30 mil votos válidos. O resultado reflete a aprovação de 80% do governo Bi Garcia à frente da Prefeitura de Parintins, confirmando as pesquisas feitas nas duas últimas semanas.

O prefeito reeleito destaca que a grande votação foi um reconhecimento a todos os investimentos realizados em Parintins ao longo de quatro anos. Bi Garcia elenca os grandes desafios para o quarto mandato como prefeito do município mais importante do Amazonas.

“Tivemos quatro anos de reconstrução de nossa amada Parintins, devolvendo o respeito e a dignidade ao nosso povo. Nos próximos anos teremos grandes investimentos no município. Dentre eles, podemos destacar a chegada de energia limpa com o Linhão de Tucuruí, exploração de gás natural na nossa zona rural, pavimentação da estrada que liga o Amazonas ao Pará na Vila Amazônia, construção de muro de arrimo em toda a orla fluvial do rio Amazonas, recapeamento de 90% das ruas da cidade e muito mais”, pontuou o prefeito reeleito Bi Garcia.

Vice-prefeito reeleito, Tony Medeiros aponta os grandes desafios de realizar a campanha durante a pandemia de COVID-19. Segundo Medeiros, foi uma campanha muito diferente do que o parintinense está habituado.

“Em respeito às normas estabelecidas pelos órgãos de saúde, não fizemos campanha com visitas, carreatas e grandes comícios. Estivemos engajados em mostrar nossas propostas e todo o trabalho que desenvolvemos ao longo desses últimos três anos em nossos programas eleitorais de rádio e televisão. Foi uma campanha limpa, sem ataques levianos, e que foi reconhecida pelo povo de Parintins”, finaliza.

Foto: Pitter Freitas/SECOM

 

Nome: Frank Luiz da Cunha Garcia (Bi Garcia)

Partido: DEM

Aniversário: 19/08/1966

Natural de Parintins, Bi Garcia começou ainda jovem na política, escrevendo uma trajetória política vitoriosa no Amazonas. Reconhecido por sua ousadia e capacidade de realização, Bi Garcia mudou a história política e cultural desse município do Baixo Amazonas. Investiu forte na educação, saúde e infraestrutura. Nos seus oito anos de governo, Parintins foi considerado o município com melhor qualidade do ensino público do Amazonas, segundo o IDEB. Na saúde, implantou o melhor sistema de saúde pública do interior do Estado e criou as Jornadas de Cirurgias Complexas, com a participação de médicos especialistas de Manaus, do Brasil e do exterior. Tendo sido realizadas mais de 7.000 (sete mil) cirurgias, nesse período. Nos seus dois governos, Parintins foi reconhecido como município que mais dedicou atenção a proteção social no Amazonas, beneficiando idosos, mulheres, crianças e jovens. Foi dele a iniciativa, em 2005, de mudar o calendário do Festival Folclórico de Parintins, transferindo a data do evento para o último final de semana, do mês de junho, sempre sexta, sábado e domingo. E com isso aumentou o fluxo de turistas para o município e operadores e as companhias aéreas criaram voos charters em aviões de grande porte. Bi Garcia, transformou Parintins em cidade charme do Baixo Amazonas e maior Polo Universitário do interior do Amazonas. Em parceria com a Universidade Federal do Amazonas – UFAM, levou para o município os Cursos de Expressão Visual e Artes Plásticas, formando e qualificando centenas de artistas. Em 2008, inaugurou em Parintins a primeira Praça Digital com internet banda larga do Brasil. Ao deixar a prefeitura em 2012, Parintins, tinha o segundo IDH do Amazonas, apenas atrás de Manaus.

 

Títulos Obtidos

  • 2010 – “Prêmio Prefeito Empreendedor do Estado do Amazonas”, concedido pelo SEBRAE.
  • 2011 – “PRÊMIO INTEGRACION LATINO AMERICANO”, em Curitiba-Paraná, prêmio concedido pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social- CIPIS, a líderes de vários países da América Latina.
  • 2011 – “Prêmio JK – JUSCELINO KUBITSCHEK”, em Florianópolis-Santa Catarina, no 8º Encontro Nacional dos Prefeitos, honraria concedida aos 100 melhores prefeitos Destaques do Brasil.
  • 2011 – “Prêmio Meeting City Dinamics World ” na cidade de Colônia, na Alemanha, prêmio concedido pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização das Nações Unidas para Ciência e Cultura (Unesco),  pela inclusão do município de  Parintins entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo.

Cargos Públicos Assumidos

  • 1992 – Eleito vereador em Parintins, aos 25 anos de idade.
  • 1995 – Presidente da Câmara Municipal de Parintins, no biênio 1995/1996.
  • 1996 – Reeleito vereador em Parintins.
  • 2000 – Eleito Vice Prefeito de Parintins.
  • 2001 a 2004 – Secretário Municipal de Obras de Parintins.
  • 2002 – Eleito 1° Suplente do Senador Arthur Virgílio Neto. (2003 a 2010).
  • 2004 – Eleito Prefeito de Parintins com 23.412 votos (61,93%).
  • 2008 – Reeleito Prefeito de Parintins com 20.304 votos (49,82%).
  • 2014 – Eleito Deputado Estadual com 22.782 votos.
  • 2016 – Eleito Prefeito de Parintins com 30,970 votos (63.20%)

Por Carlos Frazão/JI

Fonte: Internet

você pode gostar também