Bi Garcia faz homenagem a Francisco Tussolini em inauguração da maior UBS de Parintins

A Unidade Básica de Saúde do Bairro da União inaugurada em Parintins pelo prefeito Bi Garcia nesta quinta-feira faz homenagem a um dos médicos mais renomados do Brasil, Doutor Francisco Tussolini. O neuropediatra atende aproximadamente 120 crianças com problemas neurológicos variados que por quatro ficaram sem auxílio da Prefeitura. Exerceu ainda cargo de Secretário Municipal de Saúde na primeira gestão de Garcia entre 2005 e 2008, executando várias ações que se tornaram referência, como a jornada de cirurgia.

Segundo Bi Garcia, o médico sempre se colocou a disposição a ajudar Parintins, mesmo sendo um dos profissionais mais renomados do Amazonas, com possibilidade de ser melhor remunerado fora. “Ele é um dos cinco médicos do Amazonas com essa especialidade e o único no interior do estado. Realmente é uma vocação e uma dedicação muito grande por parte do Tussolini, por isso estamos fazendo essa belíssima homenagem”

 

O prefeito de Parintins que chegou a marca de dez UBSs inauguradas em suas gestões, relembrou sua história no Bairro da União desde a ocupação, passando pela negociação com o dono da área, até hoje  quando o bairro se torna hoje a área de maior volume de investimentos de Parintins. Se comprometeu com os moradores a avançar com a obra da Praça de Esporte e Cultura e a orla iniciada na ponte Amazonino Mendes. ” Esse bairro

“Esta obra que estamos inaugurando tem recurso do SUS. Ela iniciou no governo passado. Se o Bi Garcia fosse mesquinho iria deixar a obra parada e a população ia ficar sofrendo. Chamei o secretário Mateus. Disse: vamos negociar com a construtora, vamos denunciar quem roubou e entregar para a população. Assim está sendo feito agora”, salientou Bi Garcia, aplaudido pela população.

Tussolini se emocionou afirmando ser o dia mais feliz em sua história em Parintins agradecendo ao prefeito Bi Garcia Parintins pela homenagem. Disse que ajudará a UBS no que for necessário para fazer-la referência dentro do município. “Essa homenagem do Bi e da população é maravilhosa. É um compromisso a mais por este povo. Esta unidade vou ajudar mais. Vou conversar com meus dois filhos médicos para me ajudarem a trabalhar aqui, especialmente com as crianças e mulheres”, salientou.

Ricardo Marinho, presidente do bairro da União afirmou que a homenagem a Tussolini é justa e agradeceu Bi Garcia pela retomada da obra iniciada em 2014 e que foi abandonada pela gestão anterior. Destacou que a população passa agora a ter a atenção adequada sem necessitar sair do seu bairro para buscar auxílio médico longe de casa.

Márcio Costa/SEMSA