Bi Garcia homenageia artista plástico Jair Mendes com a Ordem do Mérito Legislativo

Na próxima quinta-feira (10), o artista plástico Jair Mendes será agraciado com a Comenda Ordem do Mérito Legislativo do Amazonas. Indicado pelo deputado estadual, Bi Garcia (PSDB), a homenagem acontece a partir das 17h no auditório Berlamino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De acordo com o parlamentar, Jair é merecedor dessa comenda por representar a arte amazônica e a evolução do Festival Folclórico de Parintins.

 “Indiquei Jair Mendes, artista de 75 anos de idade que tem uma história de evolução no Festival Folclórico de Parintins. Ele introduziu inovações como o boi biônico, que se movimenta como um boi de verdade, introduziu movimentos nos carros alegóricos e que são usados no carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo. Jair é um professor e é através da sua arte que demonstra a paixão pelos dois Bois-Bumbás e pelo Amazonas”, comentou.

Histórico

Antes das disputas dos bumbás, Jair Mendes foi convidado pelo fundador do boi Garantido, Lindolfo Monteverde, para pintar o coração na testa do boi. Em 1976, foi convidado para ser padrinho do Garantido, ano que começaram as mudanças nas apresentações do festival.

Em 1978, o artista plástico criou o boi biônico, que tinha os mesmos movimentos de um de verdade e pesava bem menos que as outras fantasias. Após 10 anos de trabalho no Garantido, Jair decidiu nivelar a competição entre os bois e foi para o Caprichoso, onde ficou por quatro anos.

Mestre Jair, o pai do bumbás como é conhecido por todos, ensinou para muitos parintinenses a arte que se disseminou do Amazonas para o restante do mundo.

 

Assessoria de Imprensa Deputado Bi Garcia

você pode gostar também