Bolsonaro destaca no seu Facebook a utilização de helicóptero pela saúde indígena de Parintins

O presidente Jair bolsonaro utilizou sua página oficial no Facebook para destacar a utilização de um helicóptero para remoção de paciente na área indígena vinculada ao Distrito Saúde Especial Indígena. A postagem ocorreu na manhã deste sábado e teve até hoje, mais de 31 mil curtidas.

“Reintegrar os índios à sociedade levando até a estes condições para que possam se sentir brasileiros e não apenas serem tratados como massa de manobra e divisão do povo para contemplar planos de poder. Temos o povo mais miscigenado do mundo e somos todos iguais”, diz trecho do post do presidente.

O serviço de remoção demandará investimento de cerca R$ 5 milhões de reais e segundo o Diário Oficial, houve dispensa de licitação para a contratação da empresa HERINGERTAXI AEREO LTDA.


IMG_20190216_143804

O helicóptero facilitará a oferta de serviços de saúde aos integrantes das terras indígenas Andirá/Maraú, Nhamadú/Mapuera e Kaxuyana/Tunayna.

Além de Parintins, o DSEI é composto por outros seis municípios localizados no Amazonas e no Pará. Cerca de 17 mil indígenas vivem no local, que ocupa uma área de mais de 4 milhões de hectares – similar à extensão territorial do estado do Rio de Janeiro, por exemplo.

A aeronave tem capacidade para transportar até seis passageiros e será utilizada no apoio a uma série de atividades voltadas à promoção da saúde indígena, como ações de imunização, entrada e saída das equipes multidisciplinares de saúde indígena, transporte de medicamentos, equipamentos e insumos, acompanhamento de obras e remoção de pacientes para consultas, entre outras iniciativas.

Márcio Costa/Am Em Pauta