Campanha Caburi

Bumbás de Parintins recebem convênio do Governo Federal

A Câmara Municipal de Parintins realizou na tarde desta sexta-feira, 29 de maio, uma Sessão Especial no Auditório Dom Arcângelo Cérqua para o Ministro de Minas e Energia Eduardo Braga repassar aos bois bumbás Caprichoso e Garantido os convênios do Correios, Eletrobrás e Petrobrás para a realização do Festival Folclórico de 2015, no valor de um milhão e novecentos mil reais. A solenidade foi comandada pelo Presidente da Câmara Everaldo Batista e contou com a participação dos vereadores Rai Cardoso, Carlos Augusto, Gelson Moraes, Ernesto de Jesus, Nelson Campos, Juliano Santana, Mateus Assayag e Rildo Maia; do Prefeito de Parintins Alexandre da Carbrás; das agremiações folclóricas Garantido e Caprichoso; do deputado federal Hissa Abrahão; da Senadora Sandra Braga; do presidente da Eletrobrás José da Costa Carvalho Neto; do representante da Petrobrás Fernando Prado; do representante do Correios Ageu Cavalcanti; do Bispo de Parintins Dom Giuliano Frigenni; do presidente do Garantido Adelson Albuquerque; do presidente do Caprichoso Joilto Azedo; secretários municipais e da sociedade em geral.

A solenidade foi marcada pela apresentação dos bois bumbás Caprichoso e Garantido em homenagem ao Ministro Eduardo Braga, visto que pela primeira vez as agremiações folclóricas recebem os convênios do evento antes da realização do festival. No momento da entrega dos Termos de Confirmação de Participação no Patrocínio às Agremiações Folclóricas pelo Correios, Eletrobrás e Petrobrás aos presidentes Adelson Albuquerque e Joilto Azedo as galeras azul e branca e vermelha e branca fizeram a festa para demonstrar contentamento pela atitude do Ministro Eduardo Braga, ao comando dos apresentadores dos bois Israel Paulain e Junior Paulain.

Para Rai Cardoso, autor da propositura, o Brasil agradece as ações do Ministro de Minas e Energia Eduardo Braga. Cabeça também enfatizou o carinho, o amor e o respeito que Braga tem pela cidade de Parintins. “Antes os bois só recebiam os convênios no Natal e agora estamos no início de junho e os bumbás recebem esse montante para realizar uma bela festa. Agradeço também à Presidenta Dilma Rousseff, porque se não fosse ela muita coisa não aconteceria. E o Senado, Senadora Sandra Braga, estava precisando de carinho, de alguém como você. Eu agradeço em nome dos parintinenses a Eletrobrás, Petrobrás e aos Correios por essa ação. Obrigado Deus, obrigado vereadores por aprovar essa solenidade, obrigado Prefeito de Parintins por participar deste momento e principalmente obrigado quarteto mágico”, disse.

Os vereadores Rai Cardoso, Rildo Maia, Mateus Assayag e Juliano Petro Velho entregaram ao Ministro de Minas e Energia a Comenda de Mérito Legislativo “Medalha Raimundo Almada” pelos relevantes serviços prestados à cultura de Parintins. Esta é a mais alta comenda do Poder Legislativo. Eduardo Braga também recebeu das mãos do quarteto mágico o “Diploma Raimundo Almada”.

O Presidente do boi bumbá Garantido Adelson Albuquerque agradeceu o Ministro Eduardo Braga por esta iniciativa de fomentar o Festival Folclórico de Parintins. Albuquerque disse que essa ação é histórica, pois pela primeira vez houve a antecipação de verba para as agremiações de Parintins.

O Presidente do boi bumbá Caprichoso Joilto Azedo destacou que Braga é um dos grandes incentivadores do Festival Folclórico de Parintins. “O senhor participou intensamente do desenvolvimento do nosso festival. E nós temos orgulho de ter alguém identificado com Parintins ser Ministro do Brasil”, falou Joilto.

O Presidente da Câmara Everaldo Batista ressaltou a importância do repasse dos convênios para as agremiações folclóricas pelo Ministro Eduardo Braga. Segundo Batista, o fomento para a cultura parintinense contribui também para aquecer a economia da cidade e garantir renda para muitas famílias da Ilha, além de valorizar o potencial artístico do povo de Parintins.

O Prefeito de Parintins Alexandre da Carbrás frisou o potencial artístico, cultural e político da Ilha Tupinambarana e agradeceu o Ministro Eduardo Braga por conquistar esses convênios. “Diante do cenário econômico desfavorável a nível nacional, temos que dobrar nossos esforços para socorrer as vítimas da enchente em nosso município e nossa responsabilidade como município polo é receber também outros municípios. Com isso, faço esse apelo em nome da população à Senadora Sandra Braga e ao Ministro Eduardo para nos ajudarem para avançarmos mais. Peço ainda ajuda para a realização do sonho dos parintinenses de ter a instalação do Linhão de Tucuruí”, disse Carbrás. Na oportunidade, Alexandre convidou o Ministro Eduardo Braga para participar do 50º Festival Folclórico de Parintins. “Muito obrigado ministro por essa atenção e carinho”, acrescentou Carbrás.

O Ministro de Minas e Energia Carlos Eduardo de Souza Braga agradeceu primeiramente aos vereadores de Parintins por esta solenidade. Assim como agradeceu os presidentes da Eletrobrás, Correios e Petrobrás por ajudar e apoiar os bois bumbás Caprichoso e Garantido. Braga disse que diante dos desafios no Brasil apoiar o Festival Folclórico é uma demonstração de que o Governo Federal e a Presidenta Dilma não deixarão de apoiar o povo brasileiro, do Amazonas e de Parintins. Ele também parabenizou a todos os artistas parintinenses.

“Eu estou aqui para dizer ao povo parintinense que o Ministério de Minas e Energia está presente em Parintins através do Correios, da Eletrobrás e da Petrobrás para dizer que nós não estamos sós. O Linhão de Tucuruí é uma realidade e nós estamos iniciando a obra. Se fosse fácil já tinham feito. Mas é nossa vontade e estamos empenhados. Será um dia de grande alegria ver os municípios do Amazonas interligados ao Sistema Elétrico Nacional levando uma energia segura. Se não fosse o ex-presidente Lula criar o Luz Para Todos muitas famílias ainda estariam sem ter perspectiva”, frisou Braga.

Eduardo Braga também destacou que entre 2015 e 2016 o montante de 12 milhões de reais será investido em Parintins para levar energia de qualidade para mais de cinco mil famílias. Braga ressaltou ainda que o processo de licitação para a construção do Porto da Vila Amazônia está saindo do papel e as famílias serão finalmente beneficiadas. “Agradeço a Nossa Senhora do Carmo e que possa nos abençoar e nos unir, independemente de qualquer questão. Precisamos lutar pelo povo”, destacou Braga ao enfatizar que vai trabalhar ainda mais para atender as demandas de Parintins.

Após a Sessão Especial o Ministro de Minas e Energia Eduardo Braga participou de uma coletiva de imprensa com os jornalistas da cidade de Parintins para tratar de sua atuação à frente do ministério e também do empenho em conquistar esses repasses aos bumbás. Todos os veículos de comunicação da Ilha Tupinambarana participaram da coletiva de imprensa.

A solenidade foi transmitida pela Rádio Câmara, através da Rádio Alvorada FM, Rádio Clube de Parintins e Rádio Novo Tempo. Além disso, a TV Câmara veicula a sessão especial na próxima segunda-feira (01) pelo canal 22 do SBT a partir das 10h00min.

 

 

Texto: Mayara Carneiro

Foto: Junior Preto

Assessoria de Comunicação da Câmara de Parintins

 

você pode gostar também