Caprichoso celebra 166 anos de Parintins com espetáculo na praça do Cristo Redentor

A apresentação do Boi Bicampeão do festival foi comandada pelo apresentador Edmundo Oran

Passava da meia-noite, já era madrugada desta segunda-feira (15/10), quando Parintins celebra seus 166 anos. O boi nascido há mais de cem anos subiu ao palco da praça do Cristo Redentor, para celebrar a cidade, conhecida internacionalmente por seu Festival Folclórico e pela hospitalidade de seu povo. O presidente do Boi Caprichoso, Babá Tupinambá, subiu ao palco para agradecer e parabenizar os parintinenses que, com sua criatividade, fez o festival chegar ao patamar em que chegou, também destacou o prefeito Bi Garcia por resgatar a auto estima do parintinense e pediu aplausos para os dirigentes do boi contrário. “Parintins é isso. A rivalidade é somente na arena, aqui eu peço aplausos para o presidente do boi contrário, pois um boi não vive sem o outro”, destacou Tupinambá.

O espetáculo azulado em celebração à cidade de Parintins invadiu a madrugada, com toadas que mexeram com o público. “Essa é a galera que não para e nem demonstra cansaço”, alfinetou o apresentador Edmundo Oran, que brincou no meio da multidão.

Os itens substitutos de sinhazinha, porta-estandarte, cunhã-poranga e pajé também brincaram de boi-bumbá. Um dos grandes destaques da noite foi a rainha do folclore, Cleise Simas, que, em sua primeira apresentação oficial como item do Caprichoso, arrancou aplausos da galera. “Estou muito feliz e reafirmo à nação azul e branca: vou trabalhar por notas máximas no festival”, assegurou.

O DVD “Sabedoria Popular: Uma revolução Ancestral” gravado em Manaus, Santarém, Presidente Figueiredo e Parintins também fez muito sucesso e foi disputado por torcedores de Caprichoso e até do contrário.

 

Festa das crianças

Na tarde deste domingo (14/10) mais de 5 mil crianças lotaram o curral Zeca Xibelão para a festa de homenagem ao Dia das Crianças. O evento teve brincadeiras, apresentação de palhaços e grupo de dança e a participação do apresentador Edmundo Oran.

Um momento de grande emoção foi quando a pequena Ana Júlia Maia Lisboa, 5 anos, chegou ao curral para fazer a doação de um brinquedo. De acordo com a mãe da menina, Alcilane Maia esse  é o terceiro ano que ela pratica a ação. “Eu faço porque gosto de doar”, disse a menina.

A festa também faz parte do projeto “Tarde Alegre Infantil” comanda pelo radialista Walter Lobato. “O Caprichoso entende que a tradição da brincadeira de boi-bumbá se mantém fazendo com que as crianças entendam a importância de manter viva a chama do folguedo iniciado por Roque Cid. Não é apenas uma festa para as crianças, mas a reafirmação de que desde crianças brincamos  boi no Caprichoso”, disse.

A rainha do Folclore Cleise Simas, o presidente Babá Tupinambá e a conselheira de arte Socorrinha Carvalho fizeram a entrega dos brinquedos.

A direção do Boi Caprichoso prepara, para a próxima semana, a festa de aniversário do bumbá, que completa, no dia 20 de outubro, 105 anos de sua criação.

Ser parintinense é ser Caprichoso! Seja o parintinense que aqui nasceu ou o parintinense vindo  de outros lugares, que aqui se firmou como um caboclo Tupinambarana.

Hoje Parintins completa 166 anos e, no próximo dia 20 de outubro, o Boi Caprichoso completa 105 anos.

 

 

Comunicação Caprichoso

Fotos: Pitter Freitas