Cemitério São José, único de Parintins, no mês de outubro completa 84 anos de fundação. Segundo a história, o cemitério, foi inaugurado em 1936 pelo prefeito da época, João Mello. Nos 84 anos, milhares de sepultamentos realizados.
São raros os dias que não há sepultamentos. O número aumentou em detrimento a pandemia do novo coronavírus. A atual administração do cemitério admite que os espaços estão escassos, embora, a carência é de muito tempo.
Um novo cemitério se faz necessário em Parintins. Pelas informações estudos para apontar localização e tamanho da área de terra estão bem evoluídos. Entretanto, a situação não é tão fácil.
Quando se trata de obras do tipo ninguém quer perto de sua casa. Polêmicas são criadas e dificuldades impostas. Ninguém esquece da grande polêmica quando se cogitou a construção do presídio na área rural.
É por isso que não é fácil. Parintins mesmo sendo uma Ilha “cresceu” muito. Muitas áreas que poderiam ser destinadas ao cemitério são habitadas, mas a população crê que um a solução será dada para está situação.
Por Aroldo Bruce
Blog ilha Tupinambarana