Comando Garantido Manaus realiza “Dabacuri, o encontro de todas as tribos”

A coordenação da torcida organizada do boi Garantido, Comando Garantido Manaus (CG), realiza na terça-feira gorda de carnaval (17), no Centro de Convivência do Idoso de Aparecida, o seu “Dabacuri, o encontro de todas as tribos”. A programação tem como objetivo arrecadar recursos financeiros para o deslocamento dos mais de 150 integrantes para contribuir com o Garantido no Festival Folclórico de Parintins em 2015.

O evento Dabacuri tem inicio marcado para as 15h e término previsto para as 23h. Para deleite e a disposição dos foliões será preparada uma praça de alimentação servindo diversos caldos regionais. “Esperamos  um público alegre e disposto a cair na folia, preparamos uma programação pra cima, bem ao gosto do torcedor do Garantido”. disse a assessora de Eventos do Garantido, Lydia Lúcia.

Uma praça de alimentação será montada  para venda de caldo verde, caldo de piranha, caldo de tucunaré e todos legítimos representantes da culinária amazonense. “Para os registros da noite, as selfs, será montado um espaço lúdico com bandeiras e adereços usados pela Galera do Garantido no Bumbódromo de Parintins”, acrescentou Paulo Silveira coordenador do CG Manaus.

 

Em nosso Dabacuria festa de todas as tribos, os “tururis estão sendo vendidos antecipadamente na CFC Confiança (Rua Recife em frente à Semed) e virtualmente pela Fan Page do comando no facebook: esclarece o coordenador André Siqueira”.

De acordo com Lydia Lucia, “na quadra carnavalesca a diversidade cultural se torna muito mais evidente, e com a real possibilidade de “ajuntamento” de todas as tribos, atuantes no cenário musical de Manaus, tudo junto e misturado em plena harmonia que o dabacuri ganha força”. Dabacuri é o ritual que celebra a fartura e a união de diferentes povos indígenas da região do Alto Rio Negro, extremo norte do Amazonas. Uma tradição milenar da vida social das tribos da família linguística Tukano. “Nele, a tribo anfitriã recebe visitantes de várias etnias para um banquete sagrado, onde cantam, dançam e bebem”, afirmou Lydia.

 

Histórico  

O Comando Garantido (CG) torcida oficial do Boi Garantido é o comandante oficial do Item 19 na arena do Bumbódromo em Parintins, tornando-se responsável pela organização de adereços e unificação das coreografias de “galera” da maior torcida do Festival Folclórico de Parintins. Em Manaus, o CG trabalha com aproximadamente 150 componentes, de forma voluntária o desde 1998, vem auxiliando na divulgação das ações sociais do item 19, em diversos eventos na capital amazonense.

 

 Dabacuri

 Seguindo a tradição milenar na celebração do Dabacuri o CG, grande anfitrião, receberá no CCI de Aparecida os artistas amazonenses com seus vários ritmos para um banquete musical, e cada ritmo apresentado, no palco, o artista convidado deixará uma TOADA do Boi Garantido em seu ritmo original, ou seja, o AXÉ incluirá em seu repertorio uma toada trabalhada com os acordes baianos; o pagode incluirá em seu repertorio uma toada  trabalhada com os acordes do pagode, e o mesmo procedimento será feito com todas as bandas convidadas, celebrando a alegria e a união entre todos os ritmos. Presenças confirmadas: Sebastião Junior, Israel Paulain Batucada do Garantido, Márcia Siqueira, Wendel Pinheiro, Banda os Caras de Pau, Banda Batucada, Mara Lima, Lorenzo Presença, Gilney Jr., Wanderson Rodrigues e Felipe Junior.

 

Serviço:

Evento: Banda do Comando Garantido _ Dabacuri o encontro de todas as tribos

Local:CC Idoso de Aparecida

 Data:17.02. 2015 –Terça Gorda de Carnaval

Horário: de15hàs 23h

Acesso: TururiR$ 20,00

Informações: (92) 98167-1500 Paulo Silveira – (92) 99183-9139 Lydia Lucia:

Assessoria de imprensa:

 

Chis Reis (92) 9985-4115 DRT 143/AM

Dora Tupinambá (92) 9116-2482

Neudson Corrêa (92) 9167-3206 DRT 133/AM Marcondes Maciel (92) 9255-9191 DRT 871/AM 

você pode gostar também