Dia Nacional do Amigo da Marinha – 06 de Novembro

No dia 6 de novembro, comemoramos o Dia Nacional do Amigo da Marinha, data especial em que homenageamos esses amigos que, voluntariamente, se dedicam a divulgar as atividades da Força e a ampliar a percepção da mentalidade marítima na sociedade.

 

A data escolhida alude ao nascimento do idealizador e patrono da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca. Oficial de espírito audaz e inovador, vislumbrou a importância do estabelecimento de vínculos cada vez mais fortes com entusiastas dos assuntos do mar e da Marinha e criou, em 1979, a partir da ampliação das atividades pioneiras da Associação Santista Amigos da Marinha, a SOAMAR-Brasil, com atuação em todo território nacional.

Atualmente, a SOAMAR conta com sessenta e duas sedes regionais e uma internacional, em Portugal, consolidando vasta abrangência de relacionamento entre a Força e as diversas comunidades locais, propagando a contribuição da Marinha para o desenvolvimento do país, bem como assuntos do mar e da navegação interior.

Em 2017, registramos outros importantes avanços, como a inauguração de quatro instituições regionais – em Goiânia (GO), Humaitá (AM), Parintins (AM) e Tabatinga (AM), a reativação da SOAMAR Porto Velho (RO), a realização do III Encontro Nacional de Presidentes de SOAMAR e de outros quatro Encontros Regionais, ampliando a interação entre Soamarinos de diferentes regiões.

Nestes 38 anos, os Amigos da Marinha têm se dedicado, com entusiasmo e comprometimento, à função de porta-vozes da importância da Amazônia Azul e de termos uma Força Naval condizente com a grandeza e os desafios do Brasil.

Para tanto, promovem diversos intercâmbios com Instituições interessadas nos estudos e pesquisas sobre navegação, aproveitamento dos recursos do mar e desenvolvimento de tecnologias marítimas.

Evocando o valoroso espírito marinheiro presente em suas atividades, expresso nosso reconhecimento e sincero agradecimento aos Amigos da Marinha, no País e no exterior, parabenizando-os pela significativa atuação e pela cooperação para o engrandecimento do Brasil e da nossa Marinha.

 

MENSAGEM DO AGENTE FLUVIAL DE PARINTINS

Em nome da Agência Fluvial de Parintins, agradeço e felicito a todos aqueles que fizeram jus à por serem agraciados com a medalha de Amigo da Marinha. Muito mais que a importante comenda, está o reconhecimento da Marinha aos homens e mulheres que demonstraram especial atenção aos assuntos marítimos e ao apoio às Organizações Militares da Marinha do Brasil em todos os rincões de nosso país, denotando a consideração e o amor por nossa secular instituição. Em especial gostaria de externar o orgulho e a honra de tê-los em nossa querida Sociedade de Amigos da Marinha em Parintins, capitaneada por nosso Prezado Presidente Nelson Brelaz, que veladamente, vem remando forte, junto com a AgParintins,  sendo o braço civil da MB em nossa região, formando ombro a ombro com nossa equipe, divulgando as ações de nossa Agência,na nobre missão de zelar pela Segurança da Navegação, a salvaguarda da vida humana nos nossos rios e afluentes e a prevenção da poluição hídrica, sempre participativo, pronto a ajudar-nos e comprometido com a nossa nobre missão. Aproveito a oportunidade de agradecer a todos os componentes de nossa querida SOAMAR Parintins, concitando-os a nos ajudar a tornar nossa SOAMAR cada vez mais expressiva e destacada em nossa região, hoje formada por personalidades que já se destacam no cenário para além de nosso município. Agradeço a todos pelo apoio, pela consideração e pelo comprometimento de todos em prol de uma SOAMAR mais atuante. Parabéns a todos.

Viva a SOAMAR, viva a Marinha, viva o Brasil.

CT José Carlos Sá

Agente Fluvial de Parintins

 

 

Por Josene Araujo

Diretora de Comunicação da SOAMAR Parintins