FIM DAS FILAS PARA RETIRADA DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE, JÁ É REALIDADE EM PARINTINS.

A Coluna “Olho Clínico” trás para os nossos leitores, uma notícia surpreendente para muitos. Alcides Aquino, Investigador de Polícia e Identificador, ocupando a função de Coordenador da Identificação de Parintins, esclarece sobre os serviços  prestados à comunidade parintinense.

Alcides/Coord- Bem Concy, atualmente estamos contando com uma estrutura de quatro servidores do quadro funcional da Prefeitura Municipal de Parintins, cedidos ao setor de Identificação e uma representante do município que atua como identificadora dentro do IIACM (Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo) dando entrada nos atendimentos de Segunda via que enviamos a Manaus.  Trabalhamos de 8:00 às 14hs de segunda a sexta-feira. Com essa estrutura de trabalho colocamos à disposição de segunda às quintas-feiras, vinte atendimentos de Primeira Via e vinte atendimentos de Segunda via. As sextas-feiras são para trabalho interno no que tange ao atendimento de cidadãos que estejam com algum problema documental, preparação de malotes que são enviados a Manaus, atendimentos diversos e etc. Atendendo ao que emana a Lei, damos um tratamento prioritário às gestantes, lactantes e idosos. Também contamos com o projeto Identificação Itinerante que visa atender à domicílio cidadãos que por alguma necessidade especial não podem se dirigir ao PAC Parintins.

Concy Rodríguez/OC- Podemos afirmar então, que essa nova fase do Setor de Identificação é uma derrubada de mitos, sendo que por muito tempo tivemos dificuldades para obtenção de RG no município?

Verdade Concy, porque hoje o cidadão Parintinense que precisa dar entrada na sua identidade, NÃO PRECISA MAIS ENFRENTAR FILA. Basta se dirigir à recepção do PAC Parintins e agendar seu atendimento. No ato do agendamento, levar os documentos que mencionarei a seguir, com uma observação: Quem está enfrentando alguma dificuldade para dar entrada na sua Identidade, basta procurar algum funcionário do setor de Identificação.

Documentos necessários.

Concy Rodríguez/OC- Esse atendimento também se estende às comunidades rurais?

Alcides/Coord- Com o intuito de dar um tratamento isonômico a todos, atendemos os nobres ribeirinhos que chegam no setor com todos os documentos em mãos. Esse tratamento é dispensado a esses cidadãos, pois há um custo de deslocamento para Parintins e tempo de espera, que faz com que tenhamos a devida sensibilidade para atendê-los, evitando assim mais desperdício de tempo.

Concy Rodriguez/OC- Então, significa dizer, que a equipe está à disposição para avaliar todas as demandas da sociedade organizada para realizar ações sociais?

Alcides/Coord- Com certeza, diante disso, é necessário o contato prévio de no mínimo um mês de antecedência com a Gerência do Pac e a Coordenação da Identificação de Parintins que repassará essas demandas ao IIACM para aprovação e obtenção de cédulas para atender o cidadão.

Concy Rodríguez/OC- Qual o prazo de entrega do RG?

Alcides/Coord-Para a Primeira via o prazo de entrega é em algumas horas, salvo quando estivermos sem sistema. Para Segunda via o prazo de entrega atualmente é sessenta dias por conta de vários fatores, dentre eles podemos destacar: o atendimento é feito em Parintins, mas a segunda via só é emitida em Manaus; os lotes são enviados semanalmente para o IIACM e depois disso, segue todo um processo até termos o RG perfeitamente confeccionado para ser enviado à Parintins.

Concy Rodríguez/OC- Alcídes, muito obrigada por essas informações de suma importância para os cidadãos parintinenses.

Alcides/Coord-  Com certeza mais pessoas terão essas informações,  de tal forma que tanto você quanto eu,  estaremos cumprindo nosso papel. Obrigado e conte sempre conosco.

 

Concy Rodriguez

Colunista JI

você pode gostar também