Fim do horizonte…

Um dos mais importantes jornais impressos de Parintins sai do cenário midiático deixando pobre de opções o hábito da leitura, cuja última edição, circula neste fim de semana.

Fundado em 1994 pelo padre Henrique Uggé, missionário do PIME, o Jornal Novo Horizonte (JNH) tornou-se o terceiro maior veículo de comunicação da igreja católica de Parintins. Com o slogan “A Verdade vos Libertará” o semanário foi emblemático nas coberturas jornalísticas destacando-se nos acontecimentos históricos da cidade.

Em 21 anos de atividade o JNH reuniu seleto grupo de jornalistas, colaboradores e demais parceiros que ajudaram na propagação e no enriquecimento intelectual dos assinantes e do público. A opinião crítica reconheceu a relevância do jornal pela seriedade na divulgação da notícia.

O fechamento do JNH surpreende e enriquece argumentos periféricos daqueles que não esperavam o desaparecimento tão rápido do jornal. Em 21 anos a crise financeira sempre corroeu possibilidades, desmotivou esperança, mas a direção que deixa o comando do Sistema Alvorada de Comunicação, no fim do ano, não desistiu do semanário.

A criação do JNH foi uma das apostas do terceiro bispo de Parintins, Dom Gino Malvestio, que incentivou padre Henrique Uggé a manter com autenticidade esse projeto de comunicação para servir a comunidade, em especial, os menos favorecidos. Dom Gino foi um líder católico que apoiou e valorizou todas as obras sociais deixadas por dom Arcângelo Cerqua.

O Jornal Novo Horizonte deixa uma lacuna na comunicação de Parintins e essa lacuna só será preenchida quando ele voltar a estampar as notícias da cidade. A nova direção do Sistema Alvorada Comunicação, na qual tem na liderança padre Rui Canto, já fez a exposição de motivos sobre o fechamento do JNH e assegura que o retorno não está descartado.

Para quem estava acostumado a receber em casa, comprar nas bancas o JNH e ficar por dentro das notícias de Parintins terá que esperar pelo retorno. Por enquanto, não tem dia e nem hora para a comunidade leitora voltar a contemplar o Horizonte que depois de 21 anos chegou ao fim.

IlhaTupinabarana.com.br

você pode gostar também