Garantido faz homenagem a Nossa Senhora do Carmo

Homenagem à Santa Padroeira ilumina a Cidade Garantido como manda a tradição do povo parintinense

O por-do-sol escaldante de julho, em um dos trechos mais largos do rio Amazonas, o maior do Mundo em extensão e volume d’água, céu com estrelas e uma grande queima de fogos completaram o cenário da homenagem que o Boi Bumbá Garantido prestou à Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, no interior do Amazonas, no final da tarde deste sábado (14).

A sede do Garantido, localizada na margem do rio, teve seu pier de atracação ornamentado com uma grande imagem da santa católica para saudar a passagem da procissão fluvial batizada de Romaria das Águas que passou pela frente de Parintins com dezenas de embarcações, ao cair do sol.

O evento religioso se repete há 11 anos com a reunião de embarcações, que enfeitadas com bandeirolas, transportam os fiés no trajeto pelo Rio Amazonas, desde a comunidade próxima de Parintins chamada de Boca do Lago do Limão até o Porto de Parintins.

Quando passou na frente da Cidade Garantido (sede do Boi), fogos de artifício anunciaram a homenagem do boi da baixa do São José à Santa.

A devoção católica é uma das marcas mais tradicionais do povo torcedor vermelho e branco. A queima de fogos no entorno da Santa, no pier, foi montada pelos artistas do Garantido Haroldo Pantoja, Rômulo Teixeira e Jorge Ribeiro.

No momento da passagem da Romaria das Águas pela Cidade Garantido o presidente do bumbá Fábio Cardoso, o vice Messias Albuquerque, diretores, artistas, demais trabalhadores e torcedores estavam presentes.

Um grupo de batuqueiras e batuqueiros também participou da homenagem à padroeira dos parintinenses. Eles produziramcenetnas de candeias, que são pequenas armações de velas protegidas em variadas cores.

Em uma embarcação contratada pela diretoria do Garantido as candeias foram lançadas no rio durante todo o percurso, proporcionando um visual de pequenas luzes flutuantes.

Na orla de Parintins por onde a Santa Gigante passa transportada em uma balsa, centenas de pessoas acompanham a manifestação católica.

Na balsa são instalados sistemas de iluminação que proporvionam efeitos de cores e luzes, além do coral da igreja matriz que entoa hinos sacros propagado por sistema de som.

Para o presidente Fábio Cardoso, esse momento nada mais é que uma forma de agradecer a Nossa Senhora.

“Nossa Senhora do Carmo sempre nos tem abençoado e por isso nossa homenagem à nossa Mãe”, disse o presidente.

A Festa de Nossa Senhora do Carmo é realizada todos os anos na primeira quinzena de Julho. O dia dedicado à Santa é 16, segunda-feira próxima, quando ocorre a grande procissão pelas principais ruas da área central de Parintins.

 

 

Texto: Marcondes Maciel

Foto: Luiz Alberto Navarro