I Exposição Lentes Caboclas evidencia identidade parintinense

 

Iniciou neste sábado (12) e segue durante este domingo (13), a partir das 17 hs, a I Exposição Lentes Caboclas, organizada pelo grupo Fotografa Parintins. Por meio de fotografias impressas, a mostra traz um pouco do cotidiano, povo, cultura e belezas naturais de Parintins.

Os fotógrafos Camila Batista, Igor Souza, Jousefe Oliveira, Justino Guimarães, Luiz Outen, Mário Maciel, Pedro Coelho, Pitter Freitas, Riso Alencar, Sandro Martins, Simone Brandão e Tereza Almeida são os autores das 160 obras em exposição.

Inicialmente, o grupo divulgou que seriam 120 quadros que estariam à mostra em tendas ao lado da Praça da Liberdade. Porém, para enriquecer e oferecer mais obras para serem apreciadas pelo público, decidiu-se acrescentar mais 40 fotos no domingo, contabilizando 160 no total.

Para o coordenador da mostra e fundador do grupo Fotografa Parintins, Pedro Coelho, a exposição traz ao público uma nova dinâmica de fotografias feitas na cidade. “Antes era muito batido no Festival Folclórico de Parintins e hoje o grupo Fotografa mostra algo diferente, que é mostrar o parintinense de uma forma diferente, com seus costumes, crenças, paisagens rurais e urbanas. E dessa forma nós estamos mostrando o melhor de nossa cidade”, enaltece.

Física formada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Camila Batista conta que a paixão pela arte de fotografar surgiu por acaso em sua vida. “Eu sempre digo que não fui eu quem escolheu a fotografia, foi ela que me escolheu. Comecei flertando, fazendo umas fotos freelance, mas até então nada de importante. Com um tempo eu fui melhorando, fui gostando mesmo da arte. Depois eu comecei a trabalhar profissionalmente, deixei de flertar e acabei me casando com a fotografia”, relata.

Após a I Exposição Lentes Caboclas, o grupo Fotografa Parintins pretende realizar outras ações para divulgar e promover a fotografia no município. A coordenação do grupo de fotografia adiantou que em 2016 será lançado um concurso virtual de fotografias. O regulamento será elaborado pelos membros do Fotografa Parintins e divulgado posteriormente nos meios de comunicação e redes sociais.

 

Daniel Sicsú/JI

você pode gostar também