Jogos Escolares da Escola Bom Jesus reúne mais de 300 alunos/atletas de cinco comunidades rurais

Com apoio da Prefeitura Municipal de Parintins, foi realizado na manhã desta sexta-feira (19/10) na comunidade Independência, a abertura oficial da primeira edição dos Jogos Escolares da Escola Bom Jesus. A solenidade reuniu mais de 300 alunos/atletas de 04 a 15 anos de idade, representantes das escolas: Bom Jesus (Independência), São Raimundo (Quebrinha), Nossa Senhora de Fátima (Açai), Santana (Miriti) e Santa Clara (Jauari), além de comunitários, professores, familiares dos alunos e da equipe da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer – SEMJUV, ao comando da professora Valdete Prestes que representou o prefeito Bi Garcia no evento.

“É uma honra está aqui presenciando essa festa do esporte que une comunidades e nos oportuniza descobrir talentos também na zona rural, a exemplo da atleta Sinair Lopes da comunidade Tracajá (medalhista de bronze no JEA’s em 2018). Só temos a agradecer ao prefeito Bi Garcia pelo apoio e aos professores e comunitários por acreditarem e incentivarem o esporte dentro das comunidades, servindo de exemplo para as demais”, destacou a coordenadora da Semjuv, Valdete Prestes (E).

A moradora da comunidade Nova Olinda, Neuza Barroso, trouxe suas netas para participar da disputa escolar rural e falou sobre a importância da realização da competição, “é louvavel, porque a educação se faz com a participação da família e da comunidade. Esse esporte é fruto de um trabalho dos professores para que esses alunos futuramente sejam pessoas do bem. Vimemos uma triste realidade no Brasil, e esses jogos faz essa interatividade tirando jovens/alunos da ociosidade do dia a dia. Então só temos a agradecer”.

A disputa prossegue por toda a semana com disputas nas modalidades: boliche, arremesso de aviãozinho de papel, dama, futebarro (futsal), cabo de guerra, lançamento de arpão (dardo), queimada e provas de velocidade: 25m, 50m e 100m, além da corrida com estafetas, corrida de bastão e revezamento do peso, finalizando no dia 26 de outubro com entrega de medalhas aos alunos/atletas vencedores e troféu para a escola campeã.

 

Kedson Silva/JI