Maildson Fonseca propõe Isonomia Salarial aos professores contratados

O vereador Maildson Fonseca (PSDB) defendeu Projeto de Lei nº 62/2019, que dispõe sobre a regulamentação dos vencimentos dos professores contratados no município. Estabelece nele que os professores não poderão ter seus vencimentos abaixo da titulação de graduação. O Projeto tem por finalidade proporcionar e observar a Lei de Isonomia Salarial. O parlamentar também teceu críticas ao Governo do Estado do Amazonas, visto que, a partir de novembro, os servidores estaduais vão receber salários no início de cada mês subsequente ao mês trabalhado.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE PARINTINS

RELEASE – 21 DE OUTUBRO DE 2019 (SEGUNDA-FEIRA)

 

Na sessão ordinária dessa Segunda-feira, 21 de outubro, o vereador Gelson Moraes (PRB) apresentou três Requerimentos e duas Indicações. Os Requerimentos foram para a expansão do Projeto “Água no Jirau” e contratação de uma merendeira para a Comunidade São Benedito – Rio Tracajá, bem como o atendimento da UBS Fluvial na Comunidade Menino Deus – Itaboraí. Quanto às indicações, uma foi destinada ao Deputado Federal Silas Câmara (PRB) e outra para o Deputado Estadual Saullo Viana (PPS), com vistas à construção de uma escola com quatro salas de aula para a comunidade Sagrado Coração de Jesus, no rio Tracajá.

 

O vice-presidente da Câmara, vereador Tião Teixeira (PTB), agradeceu aos participantes da 4ª Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Parintins na comunidade Santo Antônio do Tracajá, realizada na sexta-feira (18/10). A propositura foi de sua autoria. Melhorias nas estradas, escoamento da produção, educação, esporte, segurança, água, regularização fundiária e energia elétrica foram as reivindicações apresentadas pelas lideranças de 13 comunidades rurais – 10 comunidades do polo do Rio Tracajá e mais três adjacentes – aos representantes de instituições públicas presentes no Ginásio Poliesportivo e Cultural Plagino Gimaque.

O vereador Afonso Caburi (PTB) destacou importância de obras e reformas em Parintins, parabenizando o Poder Executivo pelas inaugurações realizadas na semana passada, nas comemorações do aniversário do município de Parintins. Citou a reinauguração da Escola de Idiomas “Aldair Kimura Seixas”, ressaltando a disponibilidade de cursos para a população, trazendo qualificação para as oportunidades do mercado de trabalho. Destacou a inauguração da UBS Fluvial “Lygia Loyola” e se manifestou sobre o Complexo “João do Carmo”, no Bairro da União.

O presidente da Câmara, vereador Telo Pinto (PSDB) ressaltou conquistas para o município e que a Casa Legislativa tem participado. Exemplificou a série de inaugurações da Prefeitura na semana passada e a agenda em Brasília.  Ainda enfatizou que a Câmara de Vereadores reconhece personalidades da cidade, referindo-se à comenda do Mérito Cultural Jair Mendes, entregue em Sessão Solene no Mercado Municipal no dia 15 de outubro, data do aniversário de Parintins. O parlamentar também pontuou o início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a assinatura de um TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) e destacou a importância do evento.

A vereadora Nêga Alencar (PSD) abordou sobre a assinatura do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) para solução do lixão a céu aberto do município. A parlamentar destacou que a problemática da lixeira é uma questão de saúde pública, visto que Parintins sofre há décadas com a situação e que a assinatura do acordo é resultado de luta de todos segmentos da sociedade parintinense. Nêga Alencar também apresentou o Projeto de Lei 63/2019, que dispõe sobre a criação do programa de Incentivo ao Planejamento Familiar e Saúde da Mulher.

A vereadora Vanessa Gonçalves (PROS) requereu à Prefeitura de Parintins, por meio da Indicação n° 100/2019, melhorias para a Escola Municipal Luiz Gonzaga, localizada na comunidade Santo Antônio do Rio Tracajá. Manutenção de computadores, sala para educação infantil, climatização e troca de mobília foram as demandas da propositura. Com Moção de Aplausos, Vanessa homenageou Francisco Corrêa. O objetivo foi reconhecer ações desenvolvidas por ele há seis anos no bairro Itaúna 2, em alusão ao Dia das Crianças.

O vereador Bertoldo Pontes (PSL) lembrou ao Secretário de Obras Matheus Assayag sobre as melhorias da Rua Silva Campos. Com Requerimento verbal, o vereador solicitou da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) que seja feito serviço asfáltico na rua Lameda 03 Três, via que dá acesso aos bairros Pascoal Alaggio e Lady Laura. A rua está esburacada e com bastante lixos acumulado até a rua que dá acesso a lixeira, no bairro industrial de Parintins. Comentou que a Rua Nakauth, a rua do matadouro está intransitável também.

O vereador Renei Mocambo (PR) repudiou a falta de energia na Agrovila do Mocambo. Há 15 dias atrás a Agrovila passou mais de nove horas sem energia, depois de um temporal em que uma árvore caiu sobre a rede elétrica, derrubando 11 postes que dão acesso ao Mocambo e Caburi. Renei disse que o Mocambo tem um gerador de energia parado há mais de dois meses com água no radiador e até agora nenhum reparo foi feito. “O povo precisa de uma resposta da representante da empresa Amazonas Energia para que essa problemática seja resolvida”, frisou.

O vereador Beto Farias (Podemos) requereu à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) pavimentação asfáltica e construção de meio-fio para o Beco Coronel José Henrique, no Bairro da Francesa. O parlamentar apelou à população para que trate com respeito os coletores de lixo. “Eles não tem culpa se os carros coletores dão defeito por não serem apropriados”, defendeu. Pediu à Semosp, com urgência, para que forneça equipamentos de qualidade para esses trabalhadores, visto que as luvas e uniformes já estão desgastados e por é apenas uma farda e uma luva por pessoa.

O vereador Cabo Linhares expôs agenda de trabalho no fim de semana na zona rural. Em destaque, tratou sobre a Sessão Itinerante em Santo Antônio do Tracajá. Linhares solicitou do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que envie um profissional para resolver problema da bomba d’água nas comunidades Bom Socorro do Zé Açú e no Remanso – região do Mocambo. O líder do prefeito na Câmara evidenciou evento para assinatura Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) para dar solução ao problema da lixeira pública de Parintins. Linhares convidou à população parintinense, universidades e aos colegas vereadores para participarem desse importante momento para Parintins.

 

Assessoria de Imprensa CMP

você pode gostar também