Mestrandos do ProfÁgua da UEA Parintins participam de Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

O grupo de Parintins está representado por Andrei Fernandes, Edelson Gonçalves, Ednilson Albuquerque, Igor Gabriel Souza, Luzia Sarraff e Maria Neide Almeida.

Parintinenses do Mestrado em Rede Profissional de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, ProfÁgua, da Universidade do Estado do Amazonas, estão participando do XXXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, cujo tema é  A Água Conecta. O evento acontece até o dia 28 em Foz do Iguaçu, no Paraná, no Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort.

Os mestrandos levaram para o Simpósio estudos sobre “Avaliação Temporal do Nível da Água do Rio Amazonas na Cidade de Parintins/AM, Relação entre Lâmina D’água e Precipitação na Cidade de Parintins/AM e Caracterização da Precipitação da Cidade de Parintins/Am”.

De acordo com o secretário de Pecuária, Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Parintins, Edy Albuquerque, que é um dos mestrandos, os estudos são resultantes de uma série histórica de 51 anos, com dados coletados da Estação Hidrométrica localizada na Cidade Garantido. “Os resultados são de fundamental importância para a formulação de estudos e políticas públicas que possibilitem estratégias e subsídios para o enfrentamento de eventos climáticos extremos como cheias e estiagens desproporcionais, que ao longo dos últimos anos estão ocorrendo com mais freqüência e tem causado inúmeros prejuízos aos diversos segmentos do Município de Parintins”, revelou Albuquerque.

“ De fato a água nos conecta a tudo e a todos, desde o seu uso principal que é o abastecimento humano, além dos seus diversos usos múltiplos como hidroeletricidade, saneamento, indústria, agricultura, lazer e transporte, etc”, acrescentou.

Participam do evento seis mestrandos do ProfÁgua do Pólo UEA Parintins, três da UEA Manaus e a professora doutora Joecila Santos. O grupo de Parintins está representado por Andrei Fernandes, Edelson Gonçalves, Ednilson Albuquerque, Igor Gabriel Souza, Luzia Sarraff e Maria Neide Almeida.

 

Peta Cid/SECOM

você pode gostar também