Moção de Aplausos para o ex-comandante Luiz Navarro

Propositura do vereador Beto Farias (Podemos)

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (16/09), vereador Beto Farias (Podemos) apresentou Moção de Aplausos e Parabenizações ao Tenente Coronel Luiz Alberto Navarro, ex comandante do 11° Batalhão de Policiamento Ostensivo da Polícia Militar de Parintins. Em seu comando, durante um ano e quatro meses, implantou a “Ronda dos Bairros Maria da Penha” para prevenir e proteger as vítimas de violência doméstica. Para tanto, colocou policiais femininas capacitadas, em viaturas caracterizadas, exclusivas no atendimento e acompanhamento às vítimas. Também deu atenção as políticas e projetos sociais da PM nas instituições.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE PARINTINS

RELEASE – DIA 16   DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

 

O vereador Gelson Moraes (PSD) falou sobre mais uma distribuição de pescado para   famílias carentes, realizada pela Associação dos Pescadores, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) no fim de semana. O parlamentar questionou a falta de apoio logístico por parte da secretaria. Gelson referiu-se ao suporte necessário para que seja feita com mais agilidade a distribuição do pescado. “Não podem ficar muito tempo na embarcação, pois corre o risco de estragar”, alegou.

O vereador Afonso Caburi (PTB) falou sobre a semana de viagens à zona rural de Parintins. Comunicou que esteve na quarta-feira (11/09) na Comunidade Divino Espírito Santo do Aduacá para acompanhar a melhoria do campo de futebol, a reforma e ampliação da escola da comunidade e a perfuração do poço artesiano. Os serviços e obras são resultado de seus requerimentos. O parlamentar informou que esteve ainda na comunidade do Palhal para recuperação do ramal e na Agrovila do Caburi para verificar o início dos serviços de instalação da iluminação do campo de futebol do Estádio “Rosemiro Pontes”.

O vereador Bertoldo Pontes (PSL) apresentou dois requerimentos voltados à comunidade São José do Itaboraí de Baixo. Com o documento n° 320/2019 solicitou através do Secretário de Educação João Costa, que disponibilize monitor de informática para a “Escola Municipal São José”. Com o Requerimento de n° 321/2019, solicitou da Prefeitura Municipal de Parintins, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que seja feita a manutenção das luminárias da localidade.

O vereador Renei Mocambo (PR) apresentou indicação ao Deputado Federal Marcelo Ramos (PR) em que pleiteia uma fábrica de gelo para a região do Mocambo. “Essa fábrica de gelo será de grande importância para essa localidade. Nessa região se encontra uma das maiores concentrações de pescadores de Parintins”, justificou. Outro assunto abordado pelo vereador foi sobre várias denúncias de prejuízos relacionados aos apagões da Empresa Amazonas Energia. “Inúmeros prejuízos vem acontecendo e os apagões continuam. Escolas e hospitais ficam sem funcionar, prejuízos em supermercados e armazém”, expressou o edil.

O vereador Cabo Linhares (Patriota), relatou sua visita à comunidade São Tomé da Agrovila do Mocambo. Para a localidade pediu a conclusão de melhorias nos ramais transporte da produção, construção do castelo para a caixa d’água e construção de uma cozinha na escola. Através de Requerimento, solicitou que enviem um técnico para verificar a situação do trator e fazer a manutenção da máquina. O parlamentar cobrou ações do Governo do Estado do Amazonas em prol à Segurança Pública de Parintins. Segundo o militar, o município precisa de uma força tarefa para combater a criminalidade.

O vice-presidente da Câmara, vereador Tião Teixeira (PTB), anunciou que a Comissão de Setor Primário, Abastecimento e Políticas Rurais da Casa Legislativa vai apoiar os agricultores familiares na produção de melancia da comunidade São Sebastião do Boto, a partir da safra 2019. Acompanhado do engenheiro agrônomo Josinaldo Corrêa, o parlamentar visitou algumas propriedades na comunidade para acompanhar o plantio, saber das dificuldades dos produtores e planejar um trabalho de assistência técnica de extensão rural. Tião ressaltou o potencial da cultura agrícola, fonte de renda da maioria das famílias no Boto, nessa época de vazante do rio Amazonas.

A vereadora Vanessa Gonçalves (PROS), com Indicação ao gabinete da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), defendeu a construção de poços artesianos na zona rural de Parintins. A destinação de recursos para os Festivais de Caburi e Mocambo foi outra solicitação em destaque. Para a Comunidade do Peixe Marinho pediu a inclusão da localidade no Programa Luz Para Todos e no sistema de transporte escolar municipal. Reiterou a importância da construção de uma nova escola para a Comunidade Cajual, pediu reparos na instalação elétrica e disponibilidade de mesas e carteiras escolares para o educandário.

O presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), rendeu elogios ao trabalho de Sávio Borges, gestor da Escola Estadual Senador João Bosco, devido o educandário ter sido convidado para “integrar a delegação do Brasil no WMTC 2019 – 10th World Mathematics Team Championship, de 21 a 25 de novembro de 2019, em Beijing, na China”.  Por isso, defendeu Moção de Aplauso nº 027/2019 para o profissional. Outra Moção apresentada pelo parlamentar foi de Pesar à família de seu amigo pessoal e compadre Mário Felipe Moraes Júnior, 64 anos, que faleceu na última quarta-feira (11/09).

 

Assessoria de Imprensa da CMP

você pode gostar também