Mourão diz que quem fura fila da vacinação não tem ‘caráter’
Mourão pediu que a população se conscientize e compareça somente no momento adequado.
Vice-presidente pediu que população se conscientize e só procure imunizante no momento adequado (Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo)
O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira que quem “fura” a fila da vacinação contra Covid-19 demonstra falta de solidariedade e de caráter. Mourão pediu que a população se conscientize e compareça somente no momento adequado.
— É necessário também que as pessoas se conscientizem, que cada um tem que comparecer de acordo com o seu grupo, para ser vacinado. E não procurar atropelar o processo. Isso denota uma falta de solidariedade, uma falta até de caráter da pessoa que faz isso — disse o vice-presidente, ao chegar no Palácio do Planalto.
Leia: Vacinação contra Covid-19 em Manaus é suspensa após investigação sobre distribuição de doses
Em pelo menos cinco estados — Amazonas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe — há sinais de uma interferência política na vacinação, com gestores de saúde ou pessoas ligadas a eles furando a fila de prioridade para receber a primeira dose. O Ministério Público investiga os dribles nos critérios oficiais.
Mourão afirmou que a “corrida da vacina” afeta todos os países, porque os insumos existentes não são necessários para para a produção:
— Essa corrida da vacina é uma corrida que está, vamos dizer assim, causando problema no mundo inteiro, porque tem uma quantidade enorme de gente a ser vacinada. A quantidade de insumos a ser produzida não é dentro da necessidade.
Daniel Gullino/https://oglobo.globo.com/