Carnailha 2020

Opinião | 2020 promete ser um ano melhor do que 2019

Neste ano que se inicia, é hora de renovar nossos votos: desejamos a você um excelente 2020, cheio de realizações.

Mas isso não significa que não teremos grandes desafios à frente. Ao contrário, os desafios serão enormes.

Bolsonaro

O presidente desejou que o Brasil possa continuar seguindo o caminho da prosperidade e que este seja um ano tão vitorioso para o povo brasileiro quanto foi 2019.

“Estaremos, juntos, trabalhando noite e dia, para mudar o destino de nossa nação.”, disse Bolsonaro lembrando que em um ano de governo, montou uma equipe de forma técnica, para reconstruir a nação.

Wilson Lima

O governador desejou um 2020 de muita paz e prosperidade. E lembrou que o ano de 2019 não foi nada fácil, assim também como não serão os próximos, mas que a base construída lhe dará mais tranquilidade para enfrentar os novos desafios que estão por vir.

‘Do Zero’

Wilson disse que é preciso entender que ele está construindo do zero o que “eles” levaram 40 anos para solidificar. E que vem trabalhando todos os dias com a sua equipe para encontrar soluções os para problemas que não mais se resolvem com o modelo que foi deixado.

Rodízio

Nas últimas quatro décadas o Amazonas elegeu cinco governadores: Gilberto Mestrinho, Amazonino Mendes, Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo. Nessa dança das cadeiras entre pais e filhos, ao longo de décadas, ficaram enraizados vícios, práticas, armadilhas e uma dívida de R$ 3 bilhões.

Arthur Virgílio

O prefeito de Manaus disse encerrar o seu penúltimo ano do segundo mandato com a sensação de dever cumprido.

“Quando cheguei na Prefeitura, em 2013, encontramos diversos desafios. Foram anos de muito trabalho. Hoje, somos a prefeitura mais responsável fiscalmente e a melhor previdência pública do país.” Afirmou Arthur lembrando que 2020 será ainda melhor, por conta do “dinheiro em caixa e empréstimos em vista, com obras em andamento e muitas outras no planejamento.”

Previsões otimistas

Economistas, executivos e políticos não falam em outra coisa para 2020: a economia tem tudo para deslanchar.

A expectativa é que a economia brasileira cresça acima de 2%, deixando para trás a quase estagnação verificada desde que o país saiu da recessão do período 2014-2016. Agora vai.

Ano movimentado

As eleições municipais em outubro devem pautar as decisões na política e até na economia, que entra o ano na expectativa pelas reformas tributária e administrativa. Pelo mundo, destaque para os Estados Unidos, que vão ter uma eleição presidencial, que promete ser bem disputada e polêmica.

Novidades nas eleições

As eleições no Brasil, que ocorrerão em primeiro turno no dia 4 de outubro, serão marcadas por novidades. Pela primeira vez, as alianças não vão valer para as disputas nas câmaras municipais (cargos proporcionais), apenas para as prefeituras (cargos majoritários). A expectativa de especialistas é que essa nova regra poderá ampliar o número de candidatos nas disputas pelas prefeituras. Em Manaus já temos pelo menos 20 pré-candidatos.

Redes Sociais

Outra característica dessa eleição deverá ser a influência e utilização maior das redes sociais, como ocorreu no pleito de 2018, o que exigirá atenção, especialmente no que se refere às fake news.

Ao todo, 146 milhões de eleitores deverão participar da eleição no país. 2,4 milhões no Amazonas.

Cabo eleitoral

Um dos assuntos que deverá chamar a atenção é a possível participação na eleição do partido do presidente Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil. A oficialização do partido precisa ser registrada no TSE até 4 de abril. O desafio principal é conseguir as 430 mil assinaturas necessárias para a nova sigla. Em Manaus Josué Neto e Alfredo Menezes seguem colhendo assinaturas.

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

 

Saiba tudo que está rolando na política do Amazonas e do Brasil. Acesse www.diretoaopontonews.com.br

 

 

você pode gostar também