Gov-01

Opinião | Polícia Federal prende seis bolsonaristas

Os bolsonaristas que estão sendo presos hoje foram enquadrados na Lei de Segurança Nacional.

Ao todo, são seis mandados de prisão temporária contra os líderes do movimento 300 do Brasil, incluindo Sara Giromini, a Sara Winter. Eles são acusados de atos antidemocráticos e de pregar o fim das instituições. Além de agressões a enfermeiros, que cobravam do governo federal mais investimentos em EPIs.

Gota d’água

No fim de semana, o grupo comandado por Sara Winter, o 300 do Brasil, invadiu áreas restritas do Congresso e disparou fogos de artifício contra o prédio do STF.

As prisões foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Crime

Em suas redes sociais o deputado federal Marcelo Ramos disse que agredir o STF é agredir a Constituição e a Democracia.

“Soltar fogos de artifício em direção ao prédio do Tribunal e prometer agressão aos seus membros não é manifestação, é crime e como tal deve ser tratado.”

Sepultamentos diminuíram

Manaus registrou neste domingo (14), apenas 24 sepultamentos somando cemitérios particulares e públicos. De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), o número é abaixo da média de 28 enterros diários, dado registrado na capital do Amazonas antes de acontecer a pandemia, nos primeiros três meses do ano.

Pico

No auge do número de casos e mortes, Manaus chegou a ter pico de mais de 160 enterros por dia, no final do mês de abril, quando os cemitérios colapsaram e covas coletivas precisas ser usadas para que a demanda fosse suprida.

Preocupação

Ainda é grande a preocupação com a possibilidade do retorno dos casos e o aumento do número de óbitos em virtude da reabertura do comércio, o que ainda não ocorreu. Tudo leva a crer que o pior já passou. Mas é de extrema importância que as medidas de segurança continuem sendo adotadas por toda a população.

Nesta segunda a abertura completou 15 dias.

2º Ciclo

Hoje (15) inicia a reabertura do segundo ciclo do plano de retomada gradual das atividades não essenciais em Manaus.

O plano foi definido a partir do mapeamento e análise de indicadores sobre a evolução da pandemia e seus impactos, como disponibilidade de leitos e taxas de transmissão e de óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19) em Manaus.

Autorizados

De acordo com o plano apresentado pelo governador Wilson Lima (PSC) no último dia (13) aos representantes dos demais poderes de Estado, a nova fase terá mais atividades que as previstas inicialmente.

Estão autorizados a funcionar, neste segundo ciclo, restaurantes, cafés, padarias, fast-food e self-service para consumo no local, com lotação máxima de 50%. Além também da inclusão de atividades esportivas individuais ao ar livre, que estarão liberadas.

Prevenção

O governador ressalta que para esta volta gradual, é importante que as pessoas também tenham consciência do seu papel quanto ao uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social e todos os outros procedimentos que são orientados pelos profissionais da área de saúde.

Toque de Recolher

O relaxamento do toque de recolher previsto para acontecer hoje (15) em Parintins, pode ser adiado pela Prefeitura do município.

A decisão será anunciada nesta segunda-feira, após reunião do comitê de combate a pandemia que monitora os números do coronavírus no município.

Motivos

Um dos principais motivos do adiamento a ser analisado pelo comitê, tem relação com os idosos, que têm sido as maiores vítimas da Covid-19 na cidade.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Postado por Carlos Frazão/JI

você pode gostar também