Parintins chega a mais de 3.800 consultas em neuropediatria em menos de 3 anos

Foto: Márcio Costa

 

Único no município do interior do Amazonas a contar com médico neuropediatra em sua rede pública, Parintins já realizou mais de 3.800 consultas com o médico Francisco Tussolini, em menos de três anos. Tussolini voltou a atender no município em janeiro de 2017 após convite do prefeito Bi Garcia para retornar ao município onde já havia desenvolvido trabalhos entre os anos de 2005 e 2012.

Em todo o estado do Amazonas, há apenas quatro profissionais em neuropediatria e a fila de espera em Manaus ultrapassa quatro mil pessoas. O custo alto por uma consulta, que pode chegar a R$ 800, está fora da realidade financeira das famílias de Parintins e municípios vizinhos que também vêm em busca de apoio.

Para o prefeito Bi Garcia, contar com o médico da qualidade e especialidade de Francisco Tussolini é fundamental para dar possibilidade a crianças e adultos que estavam sem tratamento adequado. “Nossa meta é cuidar bem das pessoas e sempre nos colocamos no lugar destas famílias que hoje podem tratar suas crianças com autismo, hiperatividade e outras patologias”, destacou o prefeito de Parintins.

Segundo a dona de casa Luiza Lima, graças a Deus hoje seu filho já mostra muitos avanços após ser diagnosticado com autismo. “Descobrirmos há um ano e oito meses e ele (filho) já evoluiu muito e até já interage com outras pessoas”, comemora.

Tussolini ressalta que Parintins está na frente de Manaus e de outros municípios, dizendo que mais de 90% dos casos é possível se resolver na cidade. “Em Manaus, a fila de espera é de oito meses e com mais de 4 mil crianças. Em Parintins o cenário é positivo graças a esta visão de saúde que tem a gestão do prefeito Bi”, reiterou.

Márcio Costa/SEMSA/SECOM

 

você pode gostar também