Parintins em devoção a Nossa Senhora do Carmo

Festejos vão de 06 até 16 de julho

Iniciam nesta segunda-feira, 06, os festejos em devoção a padroeira da Diocese de Parintins (369 km de Manaus), Nossa Senhora do Carmo. Este ano, a coordenação do evento religioso, traz o tema: “Maria, presença de Amor na Família”, e o lema: “Família, Santuário da Vida e Construtora da Paz”. Uma extensa programação religiosa e social foi organizada para o povo católico de Parintins e cidades vizinhas até o encerramento no dia 16 de julho.

O pároco da Catedral, padre Rui Canto destaca que “esse tema de 2015 está relacionado a tudo aquilo que representa Nossa Senhora na vida das pessoas, de modo particular trataremos a questão da família, então acolhemos a Virgem Maria como uma presença marcante na vida familiar”. Segundo Padre Rui, o lema é uma maneira de ampliar um pouco mais o tema, tendo presente à realidade da família e a necessidade de afirmar valores ligados ao âmbito familiar e que a fé católica, a fé cristã não pode deixar de falar constantemente num período tão necessário para que se reafirmem esses valores.

O Pároco informa a participação desse ano do Bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus, Dom Mário Antônio que reforçará e aprofundará o tema e ao lema e que é estará em Parintins do dia 07 ao dia 16.

A cidade que realiza uma das maiores manifestações de fé do Estado, esse ano, espera cerca de 30 mil pessoas, principalmente ribeirinhos no cortejo do Círio em louvor à Santa. Através de pagadores de promessas, confecção do andor realizada pelos artistas de Garantido e Caprichoso como agradecimento ao talento e ao trabalho realizado durante o festival folclórico, decorações de Ruas e Avenidas por onde passará a procissão, além de fogos de artifício, marcam a grandiosidade do evento.

A programação da segunda-feira inicia às 6h com a Santa Missa, após teremos a tradicional Alvorada com o Círio Fluvial saindo da Boca do Limão. As 9h haverá uma recepção à imagem de N.S. do Carmo no Porto de Parintins, em seguida se dirigindo em carreata até a Igreja de São José.

As 18h, a procissão sairá da paroquia de São José Operário, percorrendo as Ruas Nações Unidas, Álvaro Maia, Av. Amazonas até a Catedral de N.S. do Carmo, após acontecerá a Santa Missa solene de abertura oficial do novenário. Durante vários meses em Parintins, outras cidades do Baixo Amazonas e na Capital, a imagem da padroeira fez peregrinação realizando visitas em escolas, bairros, cidades e comunidades rurais.

Kedson Silva/JI

você pode gostar também