Campanha Caburi

Pastorinhas vão às ruas para comemorar o Dia de Reis

O dia dos Santos Reis em Parintins foi marcado pela continuidade da tradicional saída das pastorinhas nas ruas da cidade. Na manhã desta quarta (06), os cordões das Filhas de Judá (Parananema), Filhas de Maria (Parananema), As Natalinas (Palmares) e filhas de Judá (bairro São Francisco de Assis) cantaram e dançaram os cantos natalinos para pedir donativos em lojas, bares, restaurantes, órgãos públicos, supermercados e residências da cidade.

A manifestação cultural lembra a viagem dos Reis magos até a manjedoura onde nasceu o menino Jesus através de crianças, adolescentes e idosos caracterizados de personagens como os pastores, ciganas, anjos, representação da natureza e representação celestial.

IMG-20160106-WA0007

A responsável da pastorinha Filhas de Judá, Rosália Beltrão disse que as pastorinhas Filhas de Maria do São Francisco, As Natalinas do Palmares e as Filhas de Judá do São Francisco se uniram e fizemos um só cordão para sair nas ruas da cidade cantando os hinos natalinos para dar continuidade à tradição. “Continuo a tradição da Dona Zizi, que era minha sogra. Não podemos deixar acabar e sim valorizar cada vez mais essa tradição, essa cultura”, destacou Rosália Beltrão.

A brincante Jocilene Guimarães, 31, começou a brincar com 7 anos de idade e diz que esse é um período de festa, de celebrar o nascimento de Jesus todos os anos, e assim poder vivenciar simbolicamente o nascimento do salvador. “A minha mãe (Luiza de Marilaque) tem uma promessa que é tradição que passa de geração a geração em nossa família todos os anos de realizar a apresentação das pastorinhas. Filhos, netos e sobrinhos, todos participam da pastorinha das Filhas de Judá do bairro de São Francisco de Assis”, disse.

 

Kedson Silva/JI

 

 

você pode gostar também