Pluviômetros alertam contra desastres naturais em Parintins

(Foto: Assessoria Defesa Civil)

Três pluviômetros já estão em funcionamento em pontos estratégicos de Parintins para monitoramento dos riscos de desastres naturais no município. Os equipamentos são conquistas da Prefeitura de Parintins, por meio da Coordenadoria Municipal Especial de Defesa Civil, junto ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com apoio logístico da Defesa Civil, a tecnologia do Cemaden foi implantada nas Escolas Municipais Mércia Cardoso Coimbra, no bairro Francesa, São Francisco de Assis, no São José Operário, e Lila Maia, no Itaúna 02. O coordenador municipal de Defesa Civil, Samuel Reis, e o vereador Tião Teixeira, prestaram toda assistência aos técnicos da empresa MSC Serviços, Allan Câmara, e José Maria da Silva, para a instalação dos pluviômetros, no dia 12 de outubro.

O coordenador de Defesa Civil, Samuel Reis, afirmou que a conquista dos pluviomêtros é resultado do compromisso da administração do prefeito Bi Garcia para eficácia na prevenção de desastres naturais no município e resposta rápida. “Ainda no primeiro semestre do ano passado, solicitamos os equipamentos ao Cemaden. Os equipamentos são fortes aliados para obtenção de informações no Mapa Interativo do Cemaden”, ressaltou.

De acordo com Allan Câmara, Parintins é contemplado com três dos oitenta e cinco equipamentos destinados ao Estado do Amazonas. “O pluviômetro beneficia o município com uma rede observatória da precitação das chuvas e alerta de desastres naturais. Permite o monitoramento de eventos hidrometeológicos extremos e contribui para prevenção de desastres naturais por parte da Defesa Civil, que pode acompanhar em tempo real os fenômenos naturais”, frisou.

 

 

SECOM