Gov-01

“PRAÇA EDUARDO RIBEIRO: REVITALIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DA HISTÓRIA DE UM POVO“

A Praça Eduardo Ribeiro localizada no centro da cidade de Parintins-AM há bastante tempo não recebe nenhuma reforma.

A Praça Eduardo Ribeiro na Cidade de Parintins-Amazonas está abandonada pelo poder público e não utiliza em sua arquitetura modelo de praça preocupada com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas.

O que fazer para transformar a Praça Eduardo Ribeiro em uma Praça sustentável?

ANÁLISE DO PROBLEMA :

A Praça Eduardo Ribeiro localizada no centro da cidade de Parintins-AM há bastante tempo não recebe nenhuma reforma. Pontos sem iluminação, antigas armações de madeira com coberturas comprometidas, bancos quebrados, troncos de árvores, rachaduras na estrutura do coreto expõem a má impressão e confirmam o abandono do logradouro público. A arquitetura que ora apresenta não contempla modelo de praça preocupada com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas, pois apresenta falta de acessibilidade, iluminação pública deficiente, calçamento em péssimo estado, pouca arborização e outros.  A revitalização da praça Eduardo Ribeiro além de recuperar a vivacidade e a beleza do lugar, também servirá para resgatar uma parte da história da cidade, visto que ela também abriga o Palácio Cordovil, monumento histórico do século XIX, que no projeto de revitalização se transformará em museu. Em seu projeto de recuperação propõe-se a utilização de telhados ecológicos, madeira reaproveitada, teto solar, tintas com base vegetais entre outros produtos utilizados em construções com conceito ecológico. Na análise de soluções existentes revisamos os projetos de três cidades com modelos sustentáveis: o Projeto “Praça Conceito Consciente”, em Goiânia, a “Praça sustentável” de Barreiras na Bahia e no Rio de Janeiro que lança o projeto Básico para implantação de Praças Sustentáveis.

 

SOLUÇÃO PROPOSTA:

A ideia da equipe Lego Master é inspirar o Poder Público a construir a primeira Praça Sustentável no Interior do Amazonas e a primeira da Região Norte. Para tanto, a equipe confeccionou a planta e a maquete da praça baseada em conceitos de volume e espaço, sugerindo ao processo de revitalização a inclusão de uma Arquitetura Sustentável que utilize: tijolos, cimento e tintas ecológicas, iluminação de LED, sistema fotovoltáico, eficiência híbrida, bambu, blocos paver, mobiliário em madeira plástica, pisos permeáveis e o piso podo tátil para deficientes visuais. A revitalização da praça contemplaria também espaços que proporcionem Educação, Cultura, Saúde, Segurança, Lazer, Turismo e Acessibilidade.

 

CONCLUSÃO

O projeto de inovação da Equipe Lego Master para o Torneio de Robótica FIRST LEGO League

A equipe LEGO MASTER acredita no uso de produtos alternativos na construção civil porque preocupa-se em preservar o planeta para as futuras gerações. Nós acreditamos que é possível morar na maior diversidade de vida, a AMAZÔNIA, e crescer economicamente sem agredir o meio ambiente.

 

Sandro Tavares, professor, colaborador JI

você pode gostar também