Prefeitura intensifica combate às lixeiras viciadas

(Foto:Júnior Cabral)

 

A desativação de pelo menos cinco pontos de depósito de lixo irregular, as conhecidas lixeiras viciadas, vem sendo trabalhada pela Prefeitura de Parintins, por meio da Coordenadoria de Limpeza Pública. Seguindo a determinação do prefeito Bi Garcia, após o trabalho de limpeza das áreas, as equipes constantemente retornam nos locais para a conscientização e monitoramento.

Dentre os principais locais de depósito clandestino estão: campo da Gávea, no bairro São Vicente, Rua Nakauth, no bairro Santa Clara, entrada do aterro controlado, na estrada Odovaldo Novo, proximidades do Galpão do Boi Caprichoso, no bairro Emílio Moreira, Distrito Industrial, entre outros lugares.

Além do depósito de lixo domiciliar, os locais acumulam também entulhos e ossadas. “Parte desses lixos é depositado por tricicleiros, que pegam carreto de lixo e jogam nas lixeiras viciada, e de açougues”, afirma o coordenador de limpeza, Jatemar Barbosa, que já buscou manter conversa com a Associação dos Tricicleiros de Parintins.

A Prefeitura orienta que a população seja parceira nas ações de limpeza urbana e ajude a denunciar as infrações. Qualquer informação ou denúncia pode ser encaminhada para a Coordenação de Limpeza, que funciona na Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Depositar lixo em local inadequado ocasiona em multa e outras penalidades. O setor de limpeza do município já efetuou algumas punições a quem desobedeceu as orientações dadas.

 

 

SECOM