Carnailha 2020

Presidente da Câmara de Parintins pede aos veículos de comunicação locais que conclamem a população para manifesto público em favor da recuperação do muro de arrimo

A situação crítica do muro de arrimo voltou a ser tratada pelo presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB). À vista disso, o parlamentar reforçou sobre a Carta do Poder Legislativo e relatório fotográfico a serem encaminhados às instâncias estadual e federal em forma de manifesto público.

Para difundir o manifesto e conclamar a população, Telo pediu, inclusive, o apoio das rádios e veículos de comunicação do município para fazer força para que se conquiste investimento para recuperação do muro de arrimo com “urgência urgentíssima”.

“Vou continuar meu discurso nessa mesma linha e pedir que a população de Parintins se irmane nesse levante, nesse abaixo-assinado, para obter o máximo possível de assinaturas, ao longo desses 15 dias. As águas estão subindo, precisamos fazer esse trabalho de recuperação da parte que caiu com a maior brevidade possível”, declarou.

“O nosso município é a identidade cultural desse Estado, é o maior Festival Folclórico do Brasil, está entre os 10 maiores festivais folclóricos do mundo. Então, nós temos barganha e chancela suficiente para conquistar esse importante investimento para nossa cidade. Aqui, vai o nosso apelo à população que juntos possamos unir força e fazer esse manifesto ter a grandeza que tem o município de Parintins”, completou.

O parlamentar também tratou sobre a 34ª Expopin que vai acontecer em dezembro, no período de 14 a 22. Por conseguinte, compartilhou a informação de que recebeu contato o presidente do Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAEA/SENAR), Muni Lourenço, quem anunciou celebração de convênio entre o Governo do Estado, através do sistema Sepror, e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

“ABCZ é uma instituição centenária e quer lançar no município de Parintins, durante a realização da Expopin, um importante programa de melhoramento genético para nossa região”, enalteceu.

Dr. Muni colocou à disposição técnicos e coordenadores da abcz para elaborar uma programação e, durante a Expopin, trazer os animais a Parintins para melhoramento genético de criação de gado, tanto da pecuária de corte como da pecuária de leite.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE PARINTINS

RELEASE – 12 DE NOVEMBRO DE 2019 (TERÇA-FEIRA)

 

Na sessão ordinária dessa Terça-feira, 12 de novembro, o vereador Maildson Fonseca (PSDB) apresentou Projeto de Lei em que institui a obrigatoriedade da inclusão de intérprete de libras em repartições públicas no município de Parintins. “Cabe ressaltar que a utilização da Libras facilita a comunicação entre surdos, que passam a ser compreendidos na comunicação e necessidades. A libra também propicia a maior compreensão entre os surdos e ouvintes, uma vez que já é previsto na lei 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete de libras no Brasil”, argumentou.

 

 

O Vereador Afonso Caburi (PTB) informou que haverá na tarde de quarta-feira (13/11), às 14h, reunião na Câmara Municipal de Parintins com o objetivo discutir a atual situação do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos Profissionais (PCCR) do Magistério da Prefeitura Municipal de Parintins, recebido pelas comissões parlamentares da Casa Legislativa. O parlamentar solicitou agilidade na providência de um motor popa para a Ambulancha do distrito do Caburi, bem como a contratação de médico, odontólogo e fisioterapeuta para a Agrovila.

 

 

O vereador Renei Mocambo destacou os trabalhos que vêm sendo feitos pela Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em prol ao povo da zona rural, com ênfase à Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) para atender os ribeirinhos, principalmente nas áreas de várzea. O parlamentar ressaltou que já foram mais de 1.700 atendimentos Anunciou o cronograma dos próximos atendimentos. Na quarta-feira atenderás as comunidade Arco e Vila Nova, na quinta-feira, Ilha das Guaribas e Pajé.

 

 

O vereador Bertoldo Pontes (PSL), com a indicação de nº 119/2019, solicitou da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), que sejam feitas sinalizações nas esquinas da Avenida Furtado Belém e Rua João Meirelles. O pedido é para que placas e faixas de “Pare”. Bertoldo comentou ainda sobre suas visitas nas comunidades do Zé Açu, Bom Socorro, Boa Esperança e Santa Fé. Nas localidades, ouviu as necessidades dos comunitários, que estão cobrando melhorias da estrada que dá acesso para comunidade de Santa Fé.

 

 

O presidente da Câmara, vereador Telo Pinto (PSDB), pediu apoio das rádios e veículos de comunicação para conclamar a população para assinar o manifesto público em favor da recuperação do muro de arrimo, em caráter de urgência urgentíssima. A situação do local é crítica e, com a subida das águas, o serviço precisa ser feito com a maior brevidade possível. O parlamentar também tratou sobre a 34ª Expopin que vai acontecer em dezembro. Anunciou celebração de convênio entre o Governo do Estado, através do sistema Sepror, e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para lançamento de programa de melhoramento genético durante o evento.

 

 

O vereador Cabo Linhares (Patriota) solicitou do secretário de Obras Mateus Assayag que os trabalhos sejam realizados com urgência na rampa da Caçapava. Ele recebeu fotos e cobranças dos produtores rurais que utilizam o espaço para o embarque e desembarque de suas produções, pois o local está precário para o tráfego. Linhares também evidenciou a celebração alusiva aos 14 anos do CAPS, o qual foi comemorado na manhã de hoje, na própria entidade. Linhares destacou os relevantes serviços prestados às pessoas que precisam desse tratamento psicossocial.

 

 

A vereadora Vanessa Gonçalves (PROS), como Coordenadora da Calha dos Municípios do Baixo Amazonas na União dos Vereadores do Amazonas (Uveam), anunciou a data de realização da audiência pública que vai tratar sobre o fornecimento de energia elétrica na região. Marcado para o dia 29 de novembro, o encontro vai reunir representantes da Amazonas Energia, vereadores do Baixo Amazonas e instituições responsáveis pela garantia da qualidade do serviço. Amanhã (13), o assunto é tema de reunião na Assembleia Legislativa do Estado. O encontro propõe a avaliação técnica sobre reajustes nas faturas de energia.

 

 

14 Anos do CAPS são homenageados em Sessão Especial na Câmara de Parintins

 

Pioneiro no Estado do Amazonas, o Centro Psicossocial (CAPS) Adolfo Lourido completou 14 anos no dia 12 deste mês. Para celebrar a data e em alusão às ações de conscientização ao Suicídio, vinculadas ao Setembro Amarelo, o Centro recebeu homenagem da Câmara Municipal de Parintins, na manhã desta quarta-feira (13/11).

Na Mesa de autoridades estiveram o presidente da Casa Legislativa, vereador Telo Pinto (PSDB), o propositor, vereador Beto Farias (Podemos), o subsecretário de Saúde André Acauan, a Coordenadora do CAPS Doracy Ribeiro de Souza, o médico psiquiatra Alessandro José Cintra Gonzaga, o Capitão N. Santos, representando o 11º Batalhão da Polícia Militar, o usuário Francinaldo Tavares Rodrigues e o prefeito em exercício Tony Medeiros (PSD).

Durante esses 14 anos foram mais de 72 mil atendimentos com relevantes serviços prestados à sociedade parintinense. Reconhecimento e valorização dos profissionais que atuam na Instituição resumem a Sessão Especial, proposta pelo vereador Beto Farias com o Requerimento nº 366/2019, aprovado por unanimidade no dia 07 de outubro.

Atualmente, existem 1.800 usuários cadastrados, com atendimento contínuo em seus tratamentos. Superação e gratidão foram termos usados pelos usuários que usaram a tribuna. Com testemunho e poesia, renderam suas homenagens ao Centro.

“Resumo que o CAPS é uma família e é por isso que está tendo sucesso na vida das pessoas que buscam ali ajuda”, pontuou o autor da propositura. Além da Sessão Especial, também solicitou Moção de Aplausos e Parabenizações a cada funcionário que compõe a equipe, bem como aos voluntários, que foram entregues durante o evento. “Emociona a cada um de nós quando vemos o trabalho e dedicação de cada um de vocês que trabalha nessa tão importante entidade”, declarou.

Em nome do corpo funcional do CAPS, a coordenadora Doracy Ribeiro falou da honra tanto pela homenagem ao órgão, como ainda pelo trabalho de valorização à vida ali desenvolvido, “contribuindo com a saúde mental e psicológica de pessoas que necessitam de um olhar mais humano”. Expressou seus agradecimentos à Casa Legislativa pela reverência, à Secretaria de Saúde e ao Prefeito pelo constante apoio para alcançar resultado positivo.

“Falar de CAPS é falar de coletivo”, afirmou o médico psiquiatra Alessandro José Cintra Gonzaga. Ele enalteceu a visão futurista de inaugurar o CAPS.

Assim como todos que usaram a tribuna, o prefeito em exercício, Tony Medeiros e o presidente da Casa Legislativa também denominaram o prefeito Bi Garcia (PSDB) como “visionário”. Telo comentou sobre a conquista do CAPS AD e contou um pouco da história para a conquista do Centro de Referência em saúde mental de Parintins. “Não foi só o primeiro do estado do Amazonas, mas um dos primeiros do norte do país”, exaltou.

“Cuidar bem das pessoas é a marca dessa gestão e o CAPS tem essa conotação”, frisou o presidente da Câmara, com agradecimentos ao serviço prestado aos parintinenses, assim como também às pessoas de municípios circunvizinhos.

O vereador Cabo Linhares (Patriota) também participou da solenidade que contou com presença significativa da população.

 

Assessoria de Imprensa da CMP

você pode gostar também