Campanha Caburi

Professor DA UEA – Parintins lançará livro no Rio de Janeiro

“Uma Estrela Negra no Teatro Brasileiro: Relações Raciais e de Gênero nas Memórias de Ruth de Souza” será lançado no dia 25 de setembro, no Rio de Janeiro. A obra é de autoria do doutor Júlio Claudio da Silva, professor do curso de História do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP – UEA).

Com atuações em 40 novelas e 33 filmes ao longo de 70 anos de carreira, Ruth de Souza é considerada um ícone na dramaturgia brasileira. A obra aborda a trajetória DA atriz dentre OS anos 1945 a 1952 e evidencia sua importância para que as portas do cenário artístico nacional fossem abertas aos negros.

De acordo com o professor Júlio Claudio, sua obra ressalta a importância do teatro como um instrumento de denúncia contra o racismo e a atuação de Ruth de Souza nesse processo. “Dentro do propósito das universidades, de identificar a contribuição do Negro na formação cultural do Brasil, e dentro do contexto DA cultura do racismo o livro enfoca esse teatro que surgiu para denunciar o racismo e abrir espaço para o artista Negro. E Ruth de Souza tem importância ímpar nessa história”, relata.

Júlio também exalta que o livro visa preservar a história de Ruth de Souza, que é tida como um expoente DA dramaturgia nacional. “É um registro dessa memória de uma pessoa pública do ponto de vista do cenário cultural e também evidencia a forma com a qual a própria Ruth foi construindo a sua memória”, conclui.

O livro “Uma Estrela Negra no Teatro Brasileiro: Relações Raciais e de Gênero nas Memórias de Ruth de Souza” é oriundo DA tese de doutorado em História Social elaborada por Júlio Claudio DA Silva. O lançamento ocorrerá na Livraria Cultura – Cine Vitória, no Rio de Janeira na próxima sexta (25).  A publicação DA obra foi feita pela UEA Edições – selo DA editora DA Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Daniel Sicsú/JI

você pode gostar também