Professor de Parintins realiza exposição a partir de pesquisa de doutorado

Esta acontecendo no rall do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) a exposição: “Urbano-ribeirinhos: percepções pelas lentes da Geografia”, fruto de registros de trabalhos de campo de doutorado sobre sistemas territoriais pelo professor Dr. Estevan Bartoli.

O professor destaca que são as redes locais de sujeitos que reconstroem vínculos territoriais a partir da cidade de Parintins (AM). Para análise, o autor propõe a noção de Sistema Territorial Urbano-Ribeirinho (STUR), estruturado por um módulo socioeconômico que se desenvolve a partir das condições de contexto locais (milieu urbano).

“O STUR se materializa enquanto mediador multidimensional na produção de territorialidades. Funciona como complemento dual da economia urbana, abastecendo tanto a economia popular quanto as atividades vinculadas ao capital mercantil dominante. Trata-se de elo mediador entre a cidade e interiores, possibilitando extração sazonal de recursos através de práticas espaciais adaptativas de cada grupo, articulando saberes e técnicas tradicionais não codificadas às técnicas modernas”, destacou Bartoli.

A exposição segue até o fim deste mês.

 

Anne Brandão
Assessora Técnica
Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2968719208695565

você pode gostar também