Reitor da UEA atende em Parintins e parabeniza telessaúde do município

Foto: Márcio Costa

 

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas, médico vascular, Dr. Cleinaldo Costa, atendeu em passagem recente por Parintins vários pacientes e por mais uma vez parabenizou o sistema de saúde do município no que se refere a telessaúde e a sala de estomaterapia. Parintins foi pioneiro no interior do Brasil no atendimento de saúde por teleconferência e é o único no interior do Estado com sala de estomaterapia, especialidade que trata de feridas crônicas.

Segundo o reitor, a vinda em Parintins foi uma oportunidade de presencialmente acompanhar os pacientes que são consultados via telemedicina. “O trabalho aqui é brilhante, cuidando destes pacientes que não teriam um desfecho favorável, sem essa atenção. Parabenizo a Prefeitura por apoiar esse serviço e essa equipe tão valorosa. A gente vê aqui o resultado desta política pública”, enalteceu.

 

Dione Albuquerque tem diabetes e pôde ser consultado por Cleinaldo Costa, onde recebeu encaminhamento para tratamento em Manaus. “É um trabalho muito importante na nossa cidade. Essa oportunidade é excelente. O doutor e a equipe são bastante atenciosos. Agora é fazer os exames e seguir pra cirurgia”, descreveu.

 

Dona Carmita Coelho se tratou na telemedicina e na sala de estomaterapia por mais de um ano. Disse que foi persistente e que sempre foi recebida com carinho. “Vinha todo dia. As dores ainda acontecem, mas já está bem melhor. Hoje graças a Deus e a equipe a situação é outra. Agradeço muito a Deus”, ressaltou.

Mensalmente, o centro de telemedicina da Prefeitura de Parintins situado no bairro de Itaúna 2 promove mais de 160 consultas com especialistas. A sala de estomaterapia inaugurada no mês de maio, realiza pelo menos 300 curativos todos os meses em pacientes com pé diabético e outras feridas crônicas. A equipe é coordenada por Rafael Prado, médica Raysa Wanzeler, enfermeira Zenila Oliveira, Sabrina Brandão e Thainá.

 

SEMSA/SECOM

 

 

você pode gostar também