Estado

Saullo Vianna participou da abertura do Hospital Nilton Lins para atendimento de pacientes com Covid-19

A reabertura foi comandada pelo governador Wilson Lima, acompanhado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O deputado estadual Saullo Vianna participou da solenidade de abertura do Hospital Nilton Lins (HNL), que começou a receber pacientes a partir desta terça-feira (26/01). A reabertura foi comandada pelo governador Wilson Lima, acompanhado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O hospital é referência para atendimento de pacientes com Covid-19, transferidos de outras unidades por meio do sistema de regulação.

O HNL tem 80 leitos clínicos e 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, nesta semana, vai iniciar com o atendimento de 30 pacientes. O atendimento será ampliado à medida que for equacionada a oferta de oxigênio de forma sustentável. A unidade não será de porta aberta e atenderá apenas pacientes internados em unidades de urgência e emergência, que serão encaminhados por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), sob responsabilidade da Central Única de Regulação e Agendamentos de Consultas e Exames (Cura).

“É muito importante que seja oferecido mais este espaço para os pacientes de Manaus e os que vierem removidos do interior do Estado. E é um espaço onde já funcionava o hospital, então os custos foram reduzidos. Penso que é assim, unindo forças e trabalhando muito, nós conseguiremos vencer esta guerra contra o Coronavírus”, afirmou Saullo Vianna.

Nesta quarta-feira (27/01), passa a funcionar a enfermaria de campanha montada pelo Exército na área externa do Hospital Delphina Aziz, com 50 leitos clínicos.  O local recebeu duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Ministério da Saúde (MS). As duas usinas instaladas na unidade têm capacidade de produzir 26m³ de oxigênio por hora, o que é suficiente para atender a enfermaria de campanha.

 

Mahira Maia, assessoria parlamentar

Fotos: Secom

Publicado por Carlos Frazão/JI

você pode gostar também