Secretário de Educação participa da abertura da VI etapa de formação inicial de professores indígenas do projeto Pirayawara

O secretário de Educação, João Costa, acompanhado de vereadores e do coordenador de educação escolar indígena da Secretaria Municipal de Educação, Elias Menezes, participou ontem (14) do início da VI Etapa da Formação Inicial de Professores Indígenas da etnia Sateré-Mawé do Rio Uaicurapá, na escola municipal Nuitu Nuitu Ymyê da comunidade Nova Alegria.

A formação dos professores indígenas faz parte do Projeto Pirayawara que está sendo executado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Parintins. O curso de formação vem assegurar condições de acesso escolar à população indígena e promover o Ensino Básico conforme Legislação Federal cujo foco é a formação e capacitação de professores indígenas para ministrarem aulas do 1º ao 5º ano (séries iniciais) do Ensino Fundamental e Ensino Médio nas escolas indígenas.

Nesta VI etapa, 25 professores recebem formação nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, fundamentos para o magistério, ciências humanas e suas tecnologias e fundamentos para o magistério, totalizando 480 horas.

Segundo o secretário de Educação, João Costa, a prefeitura de Parintins vai garantir todo o apoio logístico para que os alunos consigam concluir no prazo estabelecido a formação. “Estamos cumprindo a determinação do prefeito Bi Garcia em garantir todo o suporte necessário através da Secretaria de Educação para que os professores formadores consigam chegar à comunidade e os alunos possam concluir, no período determinado, o curso de formação tão importante para acrescentar conhecimento aos professores indígenas. Nosso compromisso é ajudar para que essa formação se concretize e que os alunos das escolas indígenas tenham educação voltada para sua realidade sociocultural”, ressaltou o secretário.

O vereador Tião Teixeira disse que a retomada do Projeto Pirayawara vem agregar conhecimento aos professores e conseqUentemente aos alunos, possibilitando uma educação voltada para a realidade das crianças indígenas. “Ficamos contentes e felizes em poder participar de um momento tão importante como esse. Nós, vereadores, estamos à disposição para ajudar no que for preciso às comunidades indígenas e, principalmente, no que se refere à educação. Parabenizo a parceria firmada entre governo do Estado e Prefeitura para garantir uma formação qualificada aos nossos professores indígenas”, declarou o vereador.

Já o vereador Marcos da Luz disse que o Município reafirma o compromisso com a formação dos professores indígenas que trabalham nas escolas das aldeias que compõem o Rio Uaicurapá. “Estamos reafirmando o compromisso que a administração municipal, por meio da Secretaria de Educação, com a formação dos professores indígenas que atuam nas salas de aulas das comunidades indígenas do Rio Uaicurapá. Estamos presentes na abertura dessa etapa para consolidar ainda mais a parceria que existe entre a secretaria de educação do Estado e a secretaria de educação do nosso município”, destacou o vereador.

 

Foto: Sebastião Torres

SEMED/SECOM