Campanha Caburi

Senadores anunciam emendas parlamentares para cursos de Arte na UEA/Parintins

A campanha para implantação dos cursos de dança, teatro e música no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ganha apoio de senadores da república e deve caminhar para a concretização. Após reuniões em Brasília, a direção da UEA acenou para o encaminhamento desta demanda na cidade conhecida pela arte e cultura.

A bancada de senadores do Amazonas em Brasília, Plínio Valério (PSDB), Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) afirmou que vai destinar emendas parlamentares para ampliação da unidade da UEA em Parintins para receber os novos cursos. Na Assembleia Legislativa do Amazonas, a deputada estadual Alessandra Campêlo também destacou a importância da iniciativa. “Quero dizer aos artistas, aos jovens que pensam em se profissionalizar na arte, que o nosso mandato está apoiando para instalar de forma definitiva um curso de arte em Parintins”, afirmou a deputada.

O diretor da UEA/Parintins, Marceliano Oliveira, conversou pessoalmente com os senadores e informa que os acordos políticos estão fechados para esta grande conquista. “A gente entende que isso é muito importante não só para Parintins, como para toda essa região do Amazonas. Tornar um polo de desenvolvimento do teatro, dança e música. Nós ficamos muito felizes em poder lutar por esse sonho e defender com qualidade aqui no senado”, destaca.

 

Campanha pela arte na UEA

A campanha para a implantação dos cursos de dança, música e teatro em Parintins foi iniciada pelo Instituto Cultural Ajuri, coordenada pelo produtor cultural e especialista em gestão cultural, Marcos Moura, que fez coleta de 1.500 assinaturas e audiências públicas apoiada pela presidência da Câmara de Vereadores, Telo Pinto. Marcos viaja a Manaus na próxima semana para novas reuniões no legislativo amazonense. “A vinda desses cursos atende uma demanda não só de Parintins. É uma vocação regional que promove o desenvolvimento através desse tipo de formação da cultura e da arte. Então, a gente está comemorando essa conquista enquanto coordenador da campanha”, ressalta.

A iniciativa também recebeu apoio de entidades que trabalham com a arte em Parintins como o Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, o Movimento Grito da Periferia e as presidências de Garantido e Caprichoso, uma das maiores expressões artísticas e culturais do Brasil. Na terça-feira, 03, acontece uma nova reunião na Assembleia Legislativa do Amazonas para moção e deliberação desta pauta. Através do deputado federal Marcelo Ramos (PL) também há contato para apoio da bancada federal do Amazonas.

 

Eldiney Alcântara

Colaborador JI

 

você pode gostar também