Sul América festeja 70 anos

Dono de 28 títulos, o Atlético Sul América Clube, o Sul América, comemorou na sexta-feira (12) com uma feijoada no restaurante Carne na Tabua, próximo a Associação dos Cabos e Soldados, 70 anos de fundação. Dentre a programação festiva, a nova diretoria reuniu torcedores, atuais atletas, além de prestar homenagens com entrega de camisas com o nome estampado na costa a ex-atletas, citando grandes nomes, como: seu Mazinho que é da primeira formação do Sul América, Mãe Querida, Zé Luiz, Dodó Menezes e Nilo Gama. “Esses são alguns jogadores que fizeram parte dessa história vitoriosa. O que seria de nós se a gente não tivéssemos um passado, uma história para contar”, destacou Aderson Alexandrino, vice-presidente do time.

Além de ser o maior vencedor de Parintins, é o clube com maior torcida, o Leão da Ilha (como é conhecido) tem um bom retrospecto contra clubes profissionais, relembrando em sua história, momentos marcantes no futebol como a vinda de Garrincha em Parintins no ano de 1973. Segundo a história, Garrincha esteve na Ilha para disputar um amistoso entre Sul América e Amazonas que aconteceu no dia 2 de Junho, jogando um tempo em cada time. No amistoso, o maior rival do Sul América (Amazonas), venceu pelo placar de 1 a 0.

Outros jogos marcantes em sua história, realizados no estádio Tupi Cantanhe, aconteceu em 1974, com o Sul América perdendo para o Clube do Remo por 2 a 1 e do amistoso no dia 11 de Agosto de 1987 com o Sul América empatando em 2 a 2 contra o time do Botafogo do Rio de Janeiro.

 A reinauguração do Estádio Tupi Cantanhede no dia 14 de Abril de 2013 com o clássico contra o Amazonas, levou ao estádio cerca de 10 mil pessoas, com o Amazonas mais uma vez vencendo por 1 a 0. O confronto desse ano, também fez parte de uma série de reportagens do programa Esporte Espetacular da rede Globo.

Histórico

O Sul América, foi fundado oficialmente no dia 5 de outubro de 1948, mesma época de fundada da Liga Desportiva de Parintins, LDP. Seu primeiro título foi conquistado em 1951, iniciando uma série que o levou ao tetra-campeonato parintinense.

A camisa oficial do Sul América é na cor azul escura, e geralmente acompanhada de shorts e meias brancas. O escudo é azul escuro, e nele está inserido o acrônimo A.S.A.C. que está em cor branca.

O mascote do Sul América é o leão, o que lhe dá o nome de Leão da Ilha ou Leão Parintinense, além de Leão Azul.

Kedson Silva/JI