Técnico judiciário explica novas regras do TSE em Parintins

As pessoas que pretendem se candidatar a prefeito e vereador nas eleições de 2016 em Parintins, terão que se adaptar as novas regras eleitorais estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Prazo de filiação, limite de gastos e retirada de títulos foram algumas das mudanças realizadas pelo TSE para as eleições desse ano.

De acordo com o técnico judiciário da cidade, Marivaldo Chaves, dentre as novas regras estabelecidas, três chamam a atenção. “Agora o pretenso candidato para se filiar e concorrer às eleições desse ano tem até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes das eleições para realizar a sua filiação”, informou.

Ele continua sua declaração dizendo que a segunda observação sobre a resolução é com relação aos limites de gastos de cada candidato a prefeito e vereador, onde os esses limites foram definido pela Justiça Eleitoral onde o candidato não poderá ultrapassar 70% do maior valor declarado nas eleições de 2012. “Isso significa dizer que se o maior gasto em Parintins nas eleições de 2012 foi de R$ 200 Mil para a candidatura a prefeito, os candidatos ao mesmo cargo este ano no município não poderão ultrapassar o valor de R$ 140 Mil, ou seja, 70% do gasto” salientou Marivaldo.

O Técnico Judiciário comunica ainda que “todos aqueles jovens que completarem 16 anos até o dia 02 de outubro desse ano, podem procurar o Cartório Eleitoral na Avenida Amazonas, próximo ao semáforo das 13h às 19h diariamente para fazerem suas inscrições eleitorais e assim poder retirar seu título até o dia 04 de maio visando às eleições deste ano”.

 

Kedson Silva/JI

você pode gostar também