Telo Pinto aponta que Câmara é 8º lugar no ranking de transparência no Amazonas

Por ter sido alvo de uma série de acusações, o vereador esclareceu sobre o processo de Prestação de Contas do Poder Legislativo.

“Sempre fui um homem muito verdadeiro. Sou de família humilde, aprendi a viver corretamente, andar sempre no caminho do bem e nunca da maldade. Nunca conquistei nada, pisando em ninguém, nem me reuni às escondidas, para armar e tramar contra qualquer tipo de pessoa. Nunca fiz isso e nunca farei. Minha índole não é essa”. A declaração é do presidente da Câmara Municipal de Parintins, Telo Pinto (PSDB), na sessão desta terça-feira, 03 de dezembro.

Por ter sido alvo de uma série de acusações, o vereador esclareceu sobre o processo de Prestação de Contas do Poder Legislativo. Telo Pinto foi categórico, ao afirmar aos colegas parlamentares, que segue todas as determinações do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE). O presidente informou que o relatório de execução financeira e orçamentária sempre ficou à disposição no Portal da Transparência.

De acordo com Telo Pinto, a Presidência da Casa Legislativa presta as informações mensalmente ao TCE, bem como publica no site do sistema Interlegis. O resultado desse trabalho é que o Poder Legislativo de Parintins saiu da 47ª posição no Ranking da Transparência das Câmaras dos Municípios do Amazonas, conforme dados da Coordenadoria de Transparência, Acesso à Informação e Controle Interno do Ministério Público de Contas.

Telo Pinto argumentou que isso comprova a responsabilidade com a aplicação dos recursos públicos, na qual a Casa Legislativa procura se adequar às exigências normativas, com base nos fundamentos da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação. “Nós, estamos de passada, aqui nesta casa. O mandato Legislativo serve para a gente realizar um grande trabalho pelo bem do povo”, ressaltou, ao rebater críticas à atual metodologia de prestação de contas.

Na próxima terça-feira (10/12) fará uma explanação de todos os gastos da Casa, com o relatório de execução financeira e orçamentária – todos os mapas de diárias, de combustível, de folha de pessoal.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE PARINTINS

RELEASE – 03 DE DEZEMBRO DE 2019 (TERÇA-FEIRA)

Na sessão ordinária dessa Terça-feira, 03 de dezembro, o vereador Afonso Caburi (PTB) falou sobre reunião que realizou com a comissão do Campeonato Caburiense de Futebol. Juntamente com o Prefeito Bi Garcia acertaram os últimos detalhes e foi definida a premiação aos finalistas. Durante a reunião, foi colocado em pauta como prioridade a providência de um profissional odontólogo para o Distrito do Caburi Outro assunto tratado na tribuna, também discutido na reunião, foi sobre a situação de médico para atuar permanentemente no posto de saúde “Denizal Pereira”.

O vereador Gelson Moraes (PSD) requereu à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviço Públicos (Semosp) melhorias em parte da rua Ayrton Senna, entre as ruas Geny Bentes e Padre Augusto Gianola. Devido aos buracos, fica difícil transitar com segurança na via. Pautou ainda sobre a Audiência Pública na Câmara Municipal de Parintins na sexta-feira (29/11) com a empresa Amazonas Energia. O parlamentar espera uma explicação para tantos apagões, bem como o valor cobrado nas tarifas de energia.

O vice-presidente da Câmara, Tião Teixeira (PTB), prestou contas de agenda em Manaus, de 21 a 22 de novembro, onde reuniu com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), João Jornada. Informou que buscou dados sobre as vistorias técnicas para a liberação de créditos aos assentados da Gleba de Vila Amazônia e ainda tratou da assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o Incra e a Prefeitura de Parintins, com a finalidade de designação de competências à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sempa).

A vereadora Nêga (PSD) indicou contratação de médica legista para o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS). No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, apresentou Projeto de Lei direcionado a crianças e jovens que sofrem algum tipo de deficiência locomotora em Parintins para assegurar a matrícula em escola municipal próxima de suas residências. Também solicitou Moções de Aplauso ao Movimento Ambiental “Todos pela Lagoa da Francesa”, que completou um ano de atividades em 22 de novembro e à professora Naira Martins que recebeu o prêmio “Professor Inovador 2019”.

O vereador Cabo Linhares (Patriota) apresentou uma Moção de Aplausos e Parabenizações ao Cb. PM Jacob Gomes Abecassis pela conquista da sagrada Boina Vermelha. Agora, o soldado faz parte do grupo de policiais do Batalhão de Choque do Amazonas. Cabo Linhares indagou algumas situações relatadas pelo presidente da Câmara, na tribuna, de que não houve o diálogo com os parlamentares sobre as prestações de contas da Casa. Informou ainda que, antes do Natal, a Prefeitura vai realizar a entrega de 100 cadeiras de rodas.

O vereador Renei Mocambo (PL) apresentou Requerimento verbal à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), solicitando o serviço iluminação pública para o Mocambo. Na Agrovila, existe uma grande quantidade de luminárias sem funcionamento devido às quedas de energia. Com razão, a população reivindica e precisa de uma resposta positiva antes de findar o ano. O Porto do Município foi outra pauta do parlamentar. Estava marcado dia 02 para voltar a entrar em atividade e continua sem funcionar.

O vereador Beto Farias (Podemos) volta a tratar sobre pedido de prestação de contas da Casa Legislativa. Solicitou esclarecimentos sobre a contração da empresa M.C. RODRIGUES. Pediu, através requerimento verbal a presença da advogada da Câmara Municipal a fim de dar esclarecimentos referente os pedidos feitos por si e pelo vereador Linhares (Patriota), através de requerimentos, pedindo informações sobre a prestação de contas da Mesa Diretora. “Prestação de contas tem que ser feita por toda instituição pública”, declarou.

O vereador Bertoldo Pontes (PSL) cobrou da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) que seja feita a manutenção e a retirada de entulhos que estão acumulados nas ruas Alberto Mendes e 7 de Setembro. As ruas estão fechadas para o tráfego de veículos, o que tem causado transtornos aos moradores que precisam das mesmas. O parlamentar comentou sobre a balsa que está na rampa do mercado. Frisou para que a mesma fique lá, até a liberação do Porto da cidade.

 

Assessoria de Comunicação da CMP

você pode gostar também