Campanha Caburi

Troca de secretários na prefeitura de Parintins

O Prefeito Alexandre da Carbrás (PSD) trocou os secretários das principais pastas da administração municipal para fortalecer a parte técnica e política do governo. Secretaria de Obras, Saúde, Educação e Lazer que detêm mais de cem milhões de reais no orçamento de 2016 estarão em novo comando a partir desta quarta-feira, 13 de janeiro.

Como o Site ParintinsAmazonas no começo da semana já havia adiantado, Carbrás confirmou Marcos da Luz na pasta da Saúde, o qual ficou no lugar de Rainez Rocha. A Secretaria de Saúde era cobiçada e a grande obsessão desde junho do ano passado dos vereadores do então Quarteto Braguista, formado pelos vereadores Mateus Assayag (PSDB), Rildo Maia (PSD), Juliano Petro Velho (PDT) e Rai Cardoso (PMDB). O Engenheiro parintinense Luciano Nascimento Saraiva assume a Secretaria de Obras no lugar de Grace Garzon. O atual diretor do SAAE Samarone Moura entra no lugar de Eliane Melo na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. Samarone acumulava a Secretaria de Produção e Abastecimento e deixa essa função. Nilzomar Barbosa aceitou o cargo nesse Setor Primário.

O Assistente Social Vanderley Ribeiro conseguiu se segurar no cargo do setor de Serviço Social e Habitação, pasta bastante estratégica dentro do governo. O contabilista José Maria Evangelista é outro a permanecer imexível na Secretaria de Finanças e Orçamento.

O Prefeito Alexandre da Carbrás reconheceu durante a coletiva que 2016 será um ano muito difícil para a economia no Brasil e de Parintins. Mas, mostrou ser otimista e evocou Deus para ressaltar que a administração vai superar essas dificuldades. “Os especialistas e teóricos podem até afirmar que a crise vai ser grande, difícil, mas eu creio que Deus vai nos sustentar, porque Ele é o único dono do ouro e da prata”, afirmou Carbrás.

Couro duro

Ao finalizar o anúncio dos nomes nas principais secretarias, Alexandre da Carbrás pediu nas entrelinhas que os novos e antigos colaboradores do governo municipal estejam atentos para responder de forma técnica e diplomática as críticas que vão surgir nesses meses. Ele lembrou que 2016 é ano eleitoral, contudo o clima político não pode contaminar o trabalho dos órgãos municipais. “Vocês devem estar orgulhosos de representar a população parintinense. Nosso governo sempre se posiciona como agente público e coloca a cara a tapa, pois essa população merece o melhor de cada um de nós”, pontuou Alexandre.

 

Desafio para a oposição

Em clima de um técnico que monta o time para disputar um campeonato, o Prefeito Alexandre da Carbrás não deixou de alfinetar outros grupos políticos e pessoas que fazem oposição ao governo dele. Para Alexandre, é muito fácil administrar com recursos abundantes. “Administrar com dinheiro todo mundo faz, quero ver administrar com poucos recursos. Conseguimos tirar a Prefeitura da inadimplência na qual ela estava há muitos anos e estamos livres para fazer qualquer convênio. Nem a Prefeitura de Manaus está apta a receber recursos hoje”, disse.

Carbrás recordou que o governo dele foi desdenhado pela oposição com ataques pessoais que fogem as críticas corretas de um processo administrativo. “Logo que assumimos em 2013 teve políticos que fizeram apostas que sairíamos da Prefeitura em três meses. Depois, diziam que não iriamos durar seis meses. Em seguida, não chegaríamos ao primeiro ano. Hoje, já estamos há três anos administrando a cidade. Sou atacado todos os dias na parte administrativa, mas principalmente pessoal. Podem me bater, podem bater nesse governo e eu sei que vão continuar batendo, mas a nossa resposta será com mais e mais trabalho. Meus adversários me atacam baseados no Alexandre de 20 anos atrás, esse Alexandre não existe mais. Estou sujeito a ataques e críticas, porém vamos responder com trabalho”, garantiu o Prefeito de Parintins.

 

Mudanças não são reflexos de denúncias da oposição

O Prefeito Alexandre da Carbrás ao responder o Site ParintinsAmazonas em coletiva de imprensa sobre a mudança do secretariado negou qualquer relação entre as substituições e as denúncias feitas na imprensa e pelos vereadores de oposição na Câmara Municipal. Para provar isso deixou claro que todas as pessoas substituídas serão deslocadas para outras áreas do governo municipal. “As mudanças não são em razão das críticas. Não sou motivado a trocar nenhuma pessoa por uma crítica, pois muitas vezes as críticas são maldosas, são denúncias infundadas. Se eu tivesse de mudar por conta das críticas, mudava assim que elas aparecessem. A mudança é administrativa, não é desmérito nenhum reavaliar setores e dá um choque de gestão e não temos nenhum problema fazer isso quantas vezes forem preciso”, afirmou Carbrás.

Eliane Melo no Planejamento

Apesar do Prefeito Alexandre da Carbrás haver mantido a advogada Eliane Melo na Secretaria de Planejamento e Administração, o clima dela e de assessores não estava nada agradável. Eliane que era a mulher forte da Secretaria de Educação, Desporto e Lazer entrou muda e saiu calada. “Confia em mim e obrigado por aceitar continuar no governo”, comentou Carbrás à advogada durante a coletiva. Eliane Melo tentou até as últimas horas permanecer à frente da secretaria. Segundo fontes da coluna, ela acabou sendo “fritada” após ganhar empatia de outros secretários. Melo teria sido responsável de forma indireta pela queda de pelo menos três secretários e coordenadores ano passado.

“Escapei”

Quem estava com sorriso de orelha a orelha e aliviado após a leitura dos nomes da reforma administrativa do governo Carbrás era o Secretário Municipal de Limpeza Pública Suammy Patrocínio. Nos bastidores, a troca era quase inevitável, mas com trabalho principalmente dentro da Lixeira Pública Patrocínio escapou da degola. Na saída da Prefeitura se dizendo pronto para trabalhar o nome do Prefeito, Suammy comentou a interlocutores: “Escapei. Agora estou tranquilo”.

 

Política mais na frente

O Prefeito Alexandre da Carbrás disse que não vai interferir na vontade de nenhum dos secretários e integrantes do seu grupo em desejarem sair candidatos a vereador (a). Ele frisou que nesse momento o foco é o trabalho administrativo. “Mas, vou deixar a vontade qualquer um que quiser sair para disputar a eleição. Não vou colocar nenhum obstáculo”, enfatizou Alexandre.

Só quatro

Durante a coletiva de imprensa apenas quatro vereadores da base governista na Câmara Municipal de Parintins estiveram presentes: Cabo Ernesto (PTN), Everaldo Batista (PROS), Gelson Moraes (PSD) e Karine Brito (PSD). Sendo que Cabo Ernesto e Everaldo Batista ficaram no lado esquerdo e direito de Alexandre da Carbrás.

 

Hudson Lima Site ParintinsAmazonas

você pode gostar também