Estado

UEA entra no ranking das melhores universidades da América Latina

Universidade figura entre 177 instituições de 13 países no Latin America University Rankings, da publicação inglesa “Times Higher Education”

Pela primeira vez, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) figura entre as melhores instituições de ensino da América Latina e Caribe no ranking anual do “Times Higher Education” (THE), um dos principais indicadores de educação superior do mundo. Na classificação de 2021, a UEA aparece como a 47ª universidade mais bem avaliada entre as brasileiras e a segunda melhor colocada entre as universidades da região Norte.

Entre os indicadores levados em consideração pelo THE, estão critérios como ensino (ambiente de aprendizado), pesquisa (quantitativo, investimentos e reputação), citações (influência que as pesquisas desenvolvidas possuem no campo acadêmico), perspectivas internacionais (corpo docente, estudantes e pesquisas) e transferência de conhecimento.

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, avalia que, durante os últimos anos da instituição, houve um investimento na qualificação docente, parcerias nacionais e internacionais, além de pesquisas.

“É com enorme satisfação que recebemos a informação que a UEA está entre as melhores da América Latina. Agradeço à equipe de gestão e a todas(os) professoras(es) e técnicas(os)-administrativas(os) pelo esforço para que nos qualifiquemos cada vez mais”, finalizou.

O ranking avalia dados coletados em 2019. No total, foram classificadas 177 instituições de 13 países da América Latina e Caribe. Entre os países, o Brasil possui o maior número de universidades, com 67 instituições presentes na lista.

 

Sobre o THE – O “Times Higher Education” é uma publicação inglesa, vinculada à revista The Times, que publica notícias e artigos referentes à educação superior. Desde 2016, a publicação divulga o Latin America University Rankings, listando as universidades do continente que mais se destacaram nas áreas de ensino e pesquisa.

Há cinco anos, 50 instituições foram classificadas no ranking e, em 2021, esse número triplicou, com 177 universidades listadas. Segundo o THE, a expansão do ranking demonstra os resultados do crescimento educacional das universidades da América Latina.

 

 

FOTO: Alfredo Fernandes

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): Cristina Magda Góes (99998-4230), Jacqueline Nascimento Costa (98262-5108) e Gerson Freitas (98181-1898).

Publicado por Carlos Frazão/JI

 

você pode gostar também