Campanha Caburi

Vanessa Gonçalves solicita viatura para o programa Ronda Maria da Penha em Parintins

Com a Indicação nº 074/2019, solicitou emenda parlamentar da deputada Alessandra Campêlo (MDB).

A vereadora Vanessa Gonçalves (PROS) defendeu a destinação de recursos para compra de uma viatura para o Programa Ronda Maria da Penha em Parintins. Com a Indicação nº 074/2019, solicitou emenda parlamentar da deputada Alessandra Campêlo (MDB). Ao tratar sobre captação de investimentos para o município, anunciou o conjunto de propostas direcionadas ao parlamento estadual. Como Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, reiterou as denúncias contra a Empresa Oliveira Energia que chegam à Casa Legislativa. Com ênfase ao relato de moradores da Comunidade Rural São Tomé e repudiou o desrespeito com a população.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE PARINTINS

RELEASE – 03 DE SETEMBRO DE 2019 (TERÇA-FEIRA)

Na sessão ordinária dessa Terça-feira, 03 de setembro, o vereador Bertoldo Pontes (PSL) apresentou dois documentos voltados à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). O primeiro foi uma Indicação para solicitar a construção de duas escadas de madeira – uma em frente aos Correios e outra no estacionamento do porto de Parintins – para que sirva de locomoção para os ribeirinhos utilizam os respectivos locais para embarque e desembarque com a chegada da seca. O segundo foi Requerimento para recapeamento asfáltico e a retirada de Entulhos que causam transtornos de moradores da Rua Jacarandá (Rua 6) do bairro Paulo Corrêa.

O vereador Renei Mocambo (PR) discursou sobre as queimadas que vêm ocorrendo na Amazônia. O parlamentar comentou sobre a exploração feita por empresas de outros estados, ou do exterior, não pelo povo amazonense. Muitas possuem toda uma documentação para liberação de grandes áreas. Renei comparou às atividades de produtores locais e citou entraves referentes à questão ambiental. Com isso, falou sobre a falta de políticas públicas locais e repudiou o fato de que somente sete produtores foram beneficiados com “a tão sonhada mecanização”, para um total de  175 milhões de reais no orçamento Governo do Estado para o ano de 2019.

O vereador Afonso Caburi (PTB) continuou prestando conta de sua agenda parlamentar da semana passada. Relatou que visitou a Comunidade do Divino Espírito Santo do Aduacá para verificar o andamento dos trabalhos na escola da localidade pela Prefeitura Municipal, em atendimento à requerimento apresentado pelo edil para a conclusão da obra e climatização do educandário. Comunicou, ainda, que a comunidade do Aduacá também será atendida com a construção de um poço artesiano de 60 metros, o qual deve ter as obras de perfuração iniciadas nesta próxima semana.

O vice-presidente do Poder Legislativo, vereador Tião Teixeira (PTB), como presidente da Comissão de Setor Primário, Abastecimento e Políticas, anunciou aos agricultores familiares do município que a Prefeitura de Parintins vai executar a maior ação do setor primário já realizada em Parintins, com previsão de início na segunda quinzena do mês de setembro. Vai aplicar mais de R$ 1,5 milhão em investimentos em atividades agrícolas na zona rural. A ação vai contemplar os agricultores com caminhões para o escoamento da produção, mecanização de áreas, escavação de tanques de criação de peixes e implementos agrícolas, entre outros benefícios.

A vereadora Maria Alencar (PSD), mais uma vez, afirmou sobre descaso da gestão municipal com a Zona Rural. “Existem tratamentos paliativos, não resolutivos”, disse. A parlamentar tratou sobre mais dois assuntos – o Estatuto do Servidor Público Municipal e Saúde. Sobre o Estatuto, parabenizou a mobilização dos servidores e pediu ao Executivo que cumpra o que foi determinado. Referente à Saúde, contestou o documento da gestora do Hospital Jofre Cohen à Casa Legislativa, que classifica como “inverdade” seu discurso. A parlamentar disse que vivenciou a falta de humanidade no atendimento, elencou situações como acuação de servidores e falta de medicação. Sugeriu ainda auditoria dentro da Unidade Hospitar.

O vereador Beto Farias (Podemos) fundamentou seu discurso em documentos. Referente à Carta da Diretoria do Hospital Regional Jofre Cohen, encaminhada à Comissão de Saúde da Casa Legislativa, solicitando visita ao Hospital para “comprovar as ‘inverdades’ proferidas pela Vereadora Maria Alencar”, como membro da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, junto com os vereadores Cabo Linhares (Patriota) e Gelson Moraes (PSD), foram ao local e apresentou o relatório, bem como dados de atendimento da Unidade. Outro documento resultado do Projeto de Resolução Legislativa que dispõe sobre o parecer da Comissão de Ética sobre denúncia nº 001/2019 contra o vereador Gelson Moraes (PSD). A Comissão opina em aplicar uma advertência pública escrita e, posteriormente, o arquivamento da representação.

O vereador Cabo Linhares (Patriota) apresentou dois Requerimentos, voltados à região do Rio Jará. Um destinado à Coordenadoria de Iluminação Pública para manutenção das luminárias do quadro da comunidade e do campo de futebol da comunidade rural Nossa Senhora da Saúde do Canarinho. Outro destinado ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para limpeza e manutenção na bomba d’água da comunidade de Nossa Senhora da Saúde. O líder do prefeito na Câmara desmentiu a vereadora Maria Alencar (PSD), que tentou desqualificar o trabalho da diretora do Hospital Regional Jofre Cohen e dos profissionais da área de saúde. Em visita com o vereador Beto Farias (Podemos) à Unidade de Saúde, constatou o trabalho da diretora Josiane Mascarenhas, junto com os funcionários, para prestar serviços de qualidade em prol à saúde.

O presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), manifestou seu posicionamento frente à postura da vereadora oposicionista em somente apontar falhas da administração municipal, a ponto até de tentar “jogar os vereadores de encontro a população e a uma classe”, a de servidores municipais. “Temos, aqui, que estabelecer políticas públicas que ajudem a municipalidade a equacionar as dificuldades e melhorar qualidade de vida da nossa população”, sugeriu. Quanto à denúncia da diretora do Hospital Jofre Cohen contra a parlamentar, Telo declarou que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Poder Legislativo Municipal tem que apurar.

 

Assessoria de Comunicação da CMP

 

 

você pode gostar também