Gov-01

Veja imagens do novo coronavírus atacando células do corpo

O registro, inédito no Brasil, foi feito pelo Instituto Oswaldo Cruz durante estudo que investiga a replicação do vírus.

Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

 

A imagem mostra, em detalhes, o novo coronavírus (ponto escuro maior à esquerda) atacando a membrana de uma célula (linha mais escura à direita)

Imagem de microscopia eletrônica de transmissão mostra o momento exato em que uma célula é infectada pelo Sars-CoV-2, o novo coronavírus –causador da covid-19. O registro, inédito no Brasil, foi feito pelo Instituto Oswaldo Cruz durante estudo que investiga a replicação do vírus.

O estudo é conduzido pelos pesquisadores Débora Barreto e Marcos Alexandre Silva, do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral; e Fernando Mota, Cristiana Garcia, Milene Miranda e Aline Matos, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz.

As imagens registradas são de infecção feita em células de linhagem Vero, frequentemente utilizada para ensaios in vitro. Para a infecção, os cientistas coletaram amostras de nariz e garganta de paciente infectado.

 

Na imagem abaixo é possível ver, em detalhes, o novo coronavírus (ponto escuro maior à esquerda) atacando a membrana de uma célula (linha mais escura à direita):

Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

 

Em outro registro, é possível identificar diversas partículas do novo coronavírus tentando infectar o citoplasma da célula, onde pode ser visualizado o núcleo, responsável por guardar o material genético da célula.

Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz Diversas partículas do novo coronavírus (pontos mais escuros) atacando as células

 

Em uma 3ª imagem, após a infecção, é possível observar várias partículas virais no interior da célula.

Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz Imagem circular mais clara à esquerda mostra uma célula repleta de vírus, que se multiplica no seu interior

 

 

Fonte: Poder360

Publicado por Carlos Frazão/JI

você pode gostar também