Aniversário de PIN

Vereador Renei demanda limpeza de poços artesianos das comunidades Santo Antônio, Remanso e São Tomé

Renei falou que os poços não recebem manutenção de limpeza há mais de cinco anos, com isso, a água está chegando suja até as residências.

Na sessão desta terça-feira (01/10), o vereador Renei Mocambo (PR) apresentou Requerimento ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). No documento, solicita a limpeza dos poços artesianos nas comunidades de Santo Antônio, Remanso e São Tomé.

Renei falou que os poços não recebem manutenção de limpeza há mais de cinco anos, com isso, a água está chegando suja até as residências e que a população corre o risco de ficar doente, principalmente as crianças. O parlamentar pede que as autoridades olhem por esses comunitários que necessitam da água para uma boa qualidade de vida.

O outro assunto abordado por Renei foi a respeito da reforma da escadaria do Porto do Distrito do Mocambo. Renei disse que o escadório existente foi construído com os recursos próprios dos moradores – aposentados, pescadores e, até mesmo, pessoas que recebem apenas o Bolsa Família, além de uma campanha na qual conseguiram arrecadar doações de 134 sacos de cimento. Eles conseguiram fazer uma rampa, um muro de contenção e a ampliação da escadaria que, hoje, precisa de manutenção. O parlamentar falou da ajuda que recebeu do ex-vereador Iranildo Azedo, com 25 sacos de cimentos, e também dos donos de embarcações, os quais cederam seus barcos para a retirada de areia para a construção.

Renei lembrou que em 2014 o mocambo ganhou uma balsa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Diretor Fábio Galvão. Disse que foi até o Porto de São Raimundo e trouxe um documento para o ex-prefeito Alexandre da Carbrás assinar para trazer essa balsa para o Porto do Mocambo, documento ao qual o ex-gestor municipal se recusou a assinar. Assim, a comunidade acabou perdendo o investimento que, hoje, se encontra no Porto de Nhamundá.

“O povo do Mocambo que tanto lutou por esse investimento acabou ficando sem essa balsa. Esse investimento que perdemos são lembranças de uma gestão que passou no município de Parintins, que não tinha respeito pelo povo da zona rural e nem responsabilidade de assumir compromissos”, lamentou o parlamentar ao finalizar seu pronunciamento.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE PARINTINS

RELEASE – 01 DE OUTUBRO DE 2019 (TERÇA-FEIRA)

 

O vereador Maildson Fonseca (PSDB) requereu à Câmara Municipal de Parintins, por intermédio da Mesa Diretora, a solicitação de Moções de Aplausos e Parabenizações aos parlamentares que compõe a 17ª Legislatura da Casa Legislativa. O 11º pedido foi direcionado ao vereador de terceiro mandato e que hoje está licenciado por ter assumido a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) sr. Matheus Assayag. Ao individualizar os pedidos, adjetivou as qualidades de cada legislador. Maildson fechou seu discurso falando as atribuições da edilidade com vistas a servir o povo.

 

A vereadora Vanessa Gonçalves (PROS) defendeu o Projeto de Lei nº 059/2019 para implantação do Programa “Fila Zero”, que dispõe sobre a obrigatoriedade das Unidades de Saúde do município de Parintins (AM) em priorizar o atendimento a pacientes diagnosticados com câncer. Como Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, encaminhou à empresa Amazonas Energia a Indicação nº 092/2019 para regulação no fornecimento de energia elétrica na zona rural do município. Com atenção às comunidades São Jorge do Jauari, Limão do Meio e Limão de Baixo, ela enalteceu o direito da população ao recurso.

 

O vereador Gelson Moraes (PSD) comentou sobre resposta ao Requerimento de sua autoria, em que solicitou a faixa de pedestres em frente ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e em frente à Escola Estadual Tomaszinho Meireles. Gelson informou que o primeiro local já foi atendido e declarou que “quem ganha com isso é a população”. “Com isso, as pessoas têm um pouco mais de segurança na hora de se locomover, principalmente os idosos, que já não tem mais a agilidade de quando eram mais novos e precisam muito mais de atenção”, expressou.

 

O vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Tião Teixeira (PTB), pontuou a inauguração da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), marcada para o dia 14 deste mês. O parlamentar informou que a programação de viagem da UBSF começará no Paraná do Espírito Santo do Meio, uma das maiores comunidades da área de várzea de Parintins. Na ocasião, Tião solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atendimento para mais de 80 famílias das comunidades São Sebastião e Santa Rita, para o mês de outubro. Consultas médicas, odontológicas, imunização e exames preventivos estão entre os serviços a serem disponibilizados na UBSF.

 

O presidente da Câmara, vereador Telo Pinto (PSDB), apresentou e obteve aprovação unânime em dois Requerimentos, ambos direcionados à Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). No primeiro, pede providências para a abertura das ruas do loteamento Saunier, ou o piçarramento das vias, as quais dão acesso ao bairro Itaúna 2. No segundo solicita operação tapa-buracos e recapeamento asfáltico para os becos Raimundo Menezes, que fica entre as Ruas 31 de Março, para o Senador Álvaro Maia, acrescenta ao pedido a limpeza dos locais nas proximidades dos becos.

 

Assessoria de Comunicação da CMP

 

 

você pode gostar também